Definição de Empreendedorismo

Gostaria de mostrar a você o significado da palavra empreendedorismo e em seguida explicar como me tornei um empreendedor.

Preste atenção na definição da Harvard Business School:

Empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independente dos recursos disponíveis.

Empreendedorismo designa ainda os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. O termo empreendedor é utilizado para designar, principalmente, as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento, ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização, entre outras.

A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E, em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intraempreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização a que pertence.

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo.

Portanto, o empreendedor empreende e empreender de acordo com o dicionário significa: resolver-se a praticar algo laborioso e difícil; tentar, delinear; pôr em execução; realizar, fazer.

Assumir riscos é um risco, mas para sermos bem-sucedidos em todas as áreas de nossa vida temos que passar por muitas experiências de vida. Existem pessoas que resolvem abrir seu próprio negócio, por exemplo, mas logo fracassam. Certamente não trilharam o “caminho das pedras”. O sucesso não se conquista sem um objetivo definido e uma meta, regados com fé, perseverança e paciência. Os frutos de uma vida de trabalho e de um negócio próprio não se colhem da noite para o dia. Veja o exemplo do agricultor. Ele prepara cuidadosamente o solo para o plantio, aduba, planta as sementes, irriga a terra diariamente, mas ele sabe que só colherá os frutos na estação certa. Por isso, como ele tem experiência, sabe muito bem que vai precisar trabalhar e esperar pacientemente, mas acredita também que terá uma deliciosa, saborosa e lucrativa colheita depois de um árduo e perseverante trabalho.

Assumir riscos eu sempre assumi, mas até então eu não havia obtido nenhum sucesso. Trabalhei muito para ver se ganhava um “dinheirinho” para pagar as contas. Eu achava também que conseguindo esse “dinheirinho” fosse conquistar uma renda vitalícia e hereditária. Que ilusão! Certamente eu não pratiquei o que aprendi com as pessoas de sucesso.

As minhas definições para empreendedorismo e empreender são as seguintes:

“Empreendedorismo é um privilégio dos bem-sucedidos, é arriscar, é renunciar, é fazer sacrifícios para conquistar o seu objetivo e a sua meta” e “Empreender é ter um objetivo até se alcançar uma meta.”

Existem várias formas de Empreendedorismo e você pode identificar a que melhor se adeque ao seu perfil. Existem os que gostam de vender, os que gostam de convidar, e os que gostam de patrocinar numa Rede de Marketing Multinível, por exemplo. Todos têm o seu talento. Na vida, constantemente, vendemos nossas ideias e nos “vendemos” também. É o conhecido “poder de persuasão”, que significa: Levar a crer ou aceitar; convencer, induzir; mostrar a conveniência de; indicar, apontar. Ao paquerar uma garota, por exemplo, o rapaz, na realidade, está vendendo a sua ideia ao declamar palavras doces à sua pretendente, e se vendendo ao se apresentar educadamente, bem vestido e cheiroso. Mas, como eu disse, todos somos vendedores e compradores. Em qual categoria você acha que se encaixa? Você pode não vender, mas pode divulgar. Talvez seja bem mais lucrativo para o seu negócio. Você pode optar por uma coisa ou outra. Quando você vai ao supermercado, ou a uma loja e compra uma bela roupa, por exemplo, com certeza você divulga e indica para todos os seus amigos e parentes, principalmente quando você é bem recepcionado e o ambiente é agradável em determinado estabelecimento comercial. E de quebra, você ainda volta várias vezes. Agora vou lhe fazer uma pergunta: O que você ganha com isso, além de investir o seu suado dinheiro e ficar satisfeito com a compra? Absolutamente nada! E se você tiver um negócio ou um empreendimento e investir em divulgação em massa, será que você vai ganhar alguma coisa com isso? Pense! Reflita!

Antony José
Enviado por Antony José em 11/09/2021
Reeditado em 11/09/2021
Código do texto: T7339909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.