Faça do Limão Uma Limonada

“É preciso um sonho para alcançar um conceito de negócio que tenha êxito e ter pessoas que queiram tornar sonhos em realidade.” Ingvar Kanprad — Empresário sueco (1926 — 2018)

Eu sempre fui uma pessoa decidida, com vontade de vencer na vida. Na realidade, se na minha frente aparece um limão, decido logo fazer uma limonada, e por sinal, deliciosa e bem gelada. Se me acontece algo de ruim, alguma coisa que seja contra a minha vontade, contra os meus planos, os meus princípios, por hora fico muito chateado, mas logo procuro esfriar a cabeça e reverter a situação a meu favor. Seja qual for o objetivo para a sua vida, lute para alcançá-lo, não perca tempo, não desanime, não perca as esperanças, não importa quanto tempo você vai levar para alcançar a sua meta, tenha fé, e você conseguirá. Observe o que diz o Evangelho de Mateus:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre” (Mateus 7.7).

“E Jesus lhes disse: 'Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá – e há de passar; e nada vos será impossível'” (Mateus 17.20).

Nada na vida é fácil de conquistar, mas também não é impossível. No entanto, com vontade, perseverança e fé, conseguiremos chegar lá. Eu, particularmente, nunca fui uma pessoa que possuísse dinheiro de sobra. O meu orçamento sempre foi “minguado”, apertado, talvez por falta de controle ou planejamento. Não sou um expert em economia nem em planejamento financeiro, e não quero com este livro digital dar lição de moral em ninguém, mas me sinto na obrigação de compartilhar com você algumas experiências que tive para que você não sofra as mesmas consequências que eu experimentei. Espero, sinceramente, que você faça bom uso dessas informações e conselhos.

Se quisermos ter uma vida financeira equilibrada, próspera e abundante, precisamos encontrar uma maneira de liquidar todas as nossas dívidas. Procure um tempo para organizar seu orçamento. No site da BOVESPA, você pode baixar uma Planilha de Orçamento Pessoal. Se estiver no vermelho, você somente sairá, a partir do momento em que passar a documentar e controlar mais as suas receitas e despesas, e a poupar mais para ter um futuro financeiro equilibrado. Tomando esta iniciativa, com precaução e bastante disciplina, você terá ótimos resultados. Esta é uma das primeiras atitudes que você pode adotar para a melhoria da sua vida financeira. Na medida do possível, evite comprar a crédito, e passe a investir em Títulos Financeiros, o risco é muito baixo, ou em Ações, por exemplo. Você pode optar também pelo investimento do seu dinheiro em imóveis, aplicando nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), ou ainda, aplicar na Poupança, por exemplo, pode ser uma boa opção, depende das suas condições financeiras e também de outros fatores, além de ser considerado um dos investimentos mais seguros. Todos os investimentos que eu citei, apesar de alguns serem arriscados [o da Poupança, apesar de o risco ser menor, é menos rentável], podem ser satisfatórios e mais rentáveis a curto, médio ou longo prazo, depende da sua urgência. Se quiser um investimento mais seguro e agressivo, experimente pesquisar e estudar qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil. Se mesmo assim não tiver experiência com investimentos financeiros e não tiver muito tempo para estudar, te aconselho a aplicar seu dinheiro na Poupança mesmo. Alguns religiosos costumam dar o dízimo, que é a décima parte do seu salário, para ajudar as entidades religiosas e as igrejas que eles frequentam. Alguns chamam este investimento de doação. Que tal você também passar, neste exato momento, a adotar esta prática depositando mensalmente na poupança pelo menos 10% dos seus rendimentos para investir no seu futuro? Quem sabe não possa ser uma rentável experiência, mesmo que seja em longo prazo? Sugiro que você não perca mais o seu precioso tempo! Comece já!

Antony José
Enviado por Antony José em 10/09/2021
Reeditado em 17/09/2021
Código do texto: T7339335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.