PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO

Esse é mais um dos famosos ditados populares que ouvimos muito frequentemente, até mesmo, meu pai não cansava de repeti-lo, em especial, quando presenciava as grandes tragédias e fracassos puramente humanos. Meu querido pai não acreditava muito na flexibilidade, e nem na maleabilidade do ser humano. Por isso, uma pessoa boa era sempre boa, assim como uma pessoa má era sempre má, sem chances de alternar entre os lados, exceto, por puro fingimento, canalhices, ou mesmo por trapaças.

As crenças do meu pai faziam muito sentido para ele, uma vez que, conseguia explicar muitos acontecimentos envolvendo os mais variados tipos de pessoas vivendo nos seus respectivos meios. Dessa forma, também cresci acreditando nisso, até quando me deparei com um outro mundo que pensava diferentemente do meu patriarca. Assim, foi um choque brutal, saber que através do poder da mente, qualquer um, pode mudar a sua trajetória de vida, e consequentemente construir novas realidades sem levar consigo os estigmas e as dolorosas cicatrizes das feridas profundas.

Então, por essa nova ótica, tudo muda! Dessa maneira, o ser inteligente passa a ser total flex, ou seja, se torna muito maleável e flexível, até demais. Assim sendo, ele dança conforme a música, por isso, ele pode ser bom, ruim, ou, ainda pode ser, ou fazer qualquer outra coisa, conforme a sua própria vontade.

Por essa razão, surgem alguns problemas, dentre eles, o da confiabilidade, em que fica a dúvida, da própria dúvida. Visto que, um ser muito flexível, não pode ser confiável, porque ele vai mudar a bel-prazer de lado de acordo com aquilo que for mais conveniente para ele.

Como, por exemplo, se for interessante para uma pessoa ter um comportamento benevolente, assim ela comportará desse modo. Entretanto, quando isso não for mais importante, naturalmente, ela vai mudar de lado, isto é, pode se comportar como uma pessoa muito má, ainda que seja, apenas em seus pensamentos mais íntimos.

Agora, a coisa mais difícil do mundo, para não dizer impossível, é explicar para o meu pai que as pessoas são total flex. Além disso, convencê-lo de que as aparências enganam, por isso, não são nada confiáveis. Sinto arrepios, somente de pensar em comentar vagamente essas questões com um matuto de crenças inabaláveis, de que pau que nasce torto, vai morrer torto.

Bom, dizer que as pessoas não são confiáveis, é uma das questões mais delicadas que podemos ter que lidar, pois, a compreensão não é difícil, apenas para o meu pai, mas, espinhosa também para a sociedade de forma geral. Visto que, as bases de todos os relacionamentos, incluindo os negócios, casamentos, amizades, namoros e próprio caráter são construídos em cima do quesito confiança.

Dessa forma, dizer que ninguém é confiável, significa desconstruir milênios de histórias da própria civilização. Pois, a sociedade tem a fiel crença de que a confiança é uma cola, muito potente, que aproxima, além disso, segura todas as formas de relacionamentos entre as pessoas.

Por fim, é melhor o mudo seguir acreditando que as pessoas são mesmo confiáveis, para evitar os efeitos catastróficos semelhantes a de uma bomba muito potente que destrói toda a confiabilidade das pessoas. Entretanto, não podemos negar que as pessoas são total flex, e nem duvidar que elas têm o poder e a capacidade de mudar a própria realidade.

Enfim, pau que nasce torto, pode até morrer torto, mas, também, pode se endireitar conforme o seu interesse. Assim, como também! Uma árvore que nasce e cresce certinha, pode enviesar, além do mais, morrer completamente deformada em concordância com o que escolheu

UnicoSaber % FilosofiaPopular 01/09/21

Autor PaginaUnica

SÃO MAIS DE 300 LIVROS ESCRITOS E PUBLICADOS PARA LEITURA RÁPIDAS E INSPIRADORAS.

BAIXE GRÁTIS LivroDeUnicaPagina NA AMAZON.COM