PREMONIÇÃO??? * 9

PREMONIÇÃO??? - CAPÍTULO 9

PÉ DE COQUEIRO...

Quando em 1980 estive em um serviço na Paraíba pela primeira vez trabalhando numa empresa de mineração de Quartzo rosa que é exportado para as Arábias como lastro de navio e são vendidos para os árabes enfeitarem suas casas ou o muro de suas mansões com tal quartzo rosa, a preço de banana como diriam aqueles que vendem banana na fonte, pois nos CEASAs da Vida custam o olho de nossas caras... pois os atravessadores vendem por 1000 vezes o que pagaram pelo cacho com pelo menos 12 a 15 dúzias por cacho de banana...

Assim fui visitar e fazer o pagamento dos funcionários pois por lá pagam por semana senão os peões vão embora pois todos por lá pagam por semana e dessa forma o povo por lá sobrevive recebendo seu pagamento e muitas vezes pagando o que já devem ao armazém que confiam entre eles para que todos possam sobreviver nessa caatinga onde apenas o Umbu que tem as raízes profundas e busca a água necessária para sua sobrevivência e está ali no meio daquele sertão árido e as vacas comem as suas folhas para obterem a comida e a água necessária e o povo adora os frutos não tão doces mesmo maduros de cor verde claro quando já estão maduros...

Quando passamos pela estrada a caminho de Alagamar vimos um velhinho indo a pé e paramos para dar carona a ele... e conversando com ele nos contou que estava a 6 leguas de casa... e imaginando algo em torno de 1 milhã ser algo em torno de 1.600 metros... só descobrimos que estávamos a 30 km de sua casa e que de madrugada teria ido com seus produtos da sua terrinha para trocar por demais necessidades como sal, açúcar, leite, carne seca e óleo para cozinhar além da macaxeira juntamente a tudo que levava ali nas costas algo em torno de 40 kg...

Imagine você andar 6 léguas ou 30 km com 40 kg nas costas num sol causticante com 40 kg nas costas, e tinha pelo menos uns 70 anos de idade... e perguntamos a ele porque não mandava os filhos para tal venda e compra dos mantimentos que não tinha...

Disse ele que seus filhos vieram para São Paulo, e a maioria deles se casaram e nem mandavam dinheiro para sobreviver aqui e dai não tinha como mandar algo mais para seus pais!!!!

E ficaram apenas as filhas e eram mais 6 filhas à espera de tais mantimentos para fazer a comida do dia, pois só vão buscar tais compras para tal troca quando tinham a necessidade única para se fazer uma única viagem a pé... pois o jegue que tinha morreu de fome e sede...

Não é fácil a tal sobrevivência nesse nosso nordeste que falta pouco para um deserto, que se chove três a 4 dias fica tudo verde como se fosse o paraíso... mas quando a chuva vai embora tudo seca e morre todas as plantas se não tiver um açude que tenha colhido a agua da chuva para dar continuidade a vida dos animais, plantas e o dono da terra...

Quando deixamos o velho em sua choupana... com suas filhas seguimos o nosso caminho, pagamos todo o pessoal e na volta por outro caminho num sobe e desce eu disse ao colega:-

- Já passamos por aqui hoje!!! disse eu a ele... pois conheço esse caminho...

- Tá maluco amigo...estamos voltando por outro caminho que não passamos na ida... e estamos voltando e vou virar agora a esquerda para pegar o caminho que vamos passar a val por aquele riacho que sumiu...e no tempo das chuvas é um rio caudaloso...

- Mas tem um coqueiro logo a frente que eu vi na minha passagem por aqui... que tem um ninho de cupim na metade do coqueiro... como se fosse uma bola de terra....

De repente após um sobe e desde quando ele vira a esquerda lá está o coqueiro com tal bola de terra em volta do caule do coqueiro... e paramos o carro e fomos ver tal bola de terra ... e chutamos aquele barro duro que virou pedra... e vimos que ainda havia cupins vivos ali... deixamos apenas aquele estrago numa parte do coqueiro... e seguimos o nosso caminho de volta...

- Cara... você andou por aqui em outras vidas??? pergunta o colega...

- Nunca estive aqui nesta região... apenas sonhei que estava andando em um lugar com alguém e que não conhecia e vi esse coqueiro depois de virar a esquerda... lá estava o coqueiro que eu vira em meu sonho pelo menos uns 10 anos atrás!!!!

Nota do autor:- Tem coisas que nem mesmo a razão de nossa inteligência nos dá a certeza se há dez anos aquele ninho de cupim naquela planta já estava ali??? Ou que eu estive viajando pela região enquanto eu dormia??? Eis a questão... dá para entender tal premonição de ter visto antes em sonho algo que parece que temos o dom de adivinhar o que vem pela frente????

CONTINUA... NÃO PERCA....

PREMONIÇÃO???? - CAPÍTULO 10