Solidão

Solidão

Nos últimos tempos, as pessoas estão se lamentando da solidão que enfrentam, tendo em vista, muitos agravantes, especialmente a pandemia da Covid 19; evento que tem gerado o distanciamento social impedindo que os amigos tenham contato físico uns com os outros, estendendo-se também ao setor de trabalho e até mesmo nas festas como casamento, aniversário e formatura. E quando acontece, tem sido com um pequeno grupo familiar.

Lamentavelmente, o ser humano além de perder o contato social com os outros, estão negligenciando a melhor companhia; que é a de Deus; de maneira que o homem está sozinho porque não aceita a presença de Deus.

João 14:18

Disse Jesus: Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós.

O maior agravante da humanidade, é que o homem busca conhecimento em tudo; menos na Bíblia Sagrada. Que bom seria se o pecado pudesse dizer: “Sou mentorado pela Palavra de Deus”.

Temos um caso Bíblico que observamos uma pessoa sozinha em meio a multidão; foi quando Jesus estava em uma visita, e Marta reclamou porque Maria não estava fazendo as atividades domésticas, porque parou para escutar a Jesus. E o Senhor lhes ensinou a seguinte lição.

Lucas 10:40-41-42

40 - Marta, porém, andava distraída em muitos serviços, e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me deixe só? Dize-lhe que me ajude.

41 - E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosas e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 - E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

As pessoas se preocupam demais com as coisas materiais, vivem em busca do século presente como se o mesmo fosse a eternidade, e

chegam ao ponto de negligenciar o âmbito espiritual. Vejamos um versículo dentro deste contexto.

Marcos 8:36

Disse Jesus: Pois, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Ora, se os dias presentes são ruins, quero que você saiba que a pior solidão será a eterna.

Mateus 8:12

E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Percebemos que para os desobedientes a Deus, sofrerão de uma “Solidão Absoluta”.

Todas as pessoas que se destacaram na Bíblia Sagrada, as mesmas desenvolveram o hábito de estarem próximas de Deus. As que trilham por esse caminho serão felizes, tanto no tempo presente como na eternidade.

Para finalizar, quero registrar que estamos em um tempo de grande avanço tecnológico no meio da comunicação. Mas, a solidão é um mal que assola grande parte da humanidade. Em contrapartida, Deus está de braços abertos para confortar a todos. Não devemos temer qualquer infortúnio presente, pois Ele é protetor daqueles que o busca.

Isaías 41:10

Por isso não temas, pois estou com vocês, não tenha medo, pois Eu sou o teu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei, Eu o segurarei com a minha mão direita e vitoriosa.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

CPB - Conselho dos Pastores do Brasil