Seja forte emocionalmente (1ª parte)

Ser mais forte emocionalmente não tem nada a ver com a força física, mas sim com a resistência, com a habilidade de encarar os altos e baixos. Um gestor de emoções tem uma mente flexível capaz de se reinventar, de assumir desafios com confiança, com uma solução corajosa.

O filósofo e escritor da Antiga China, Lao-Tse dizia, com grande acerto, que forte é quem conquista os demais, mas poderoso é quem é capaz de conquistar a si mesmo. Tal façanha, acreditemos ou não, pode nos levar uma vida inteira. Há quem avance por todos os seus ciclos vitais sem nunca cumprir este objetivo, o princípio de crescimento pessoal com o qual adquirir uma perspectiva melhor do próprio ser e do mundo que o rodeia.

Assim, a força emocional nos oferece recursos psicológicos adequados com os quais enfrentamos qualquer desafio. Para que isso aconteça, para sermos mais fortes emocionalmente, precisamos tomar consciência do que desejamos ser e do que queremos e não queremos em nossas vidas. Uma vez que as prioridades tenham ficado claras, não deixaremos espaço para as inseguranças ou rendições…

Existem passos que devemos seguir para ser mais forte emocionalmente. A força emocional não é algo que adquirimos facilmente. Na realidade, para ser mais forte emocionalmente é preciso um trabalho interior adequado, uma manufatura privada, íntima e cuidadosa pra mobilizar os recursos psicológicos certos. Por exemplo:

A autoconsciência: 20 minutos de reflexão pessoal por dia. Já que vivemos no piloto automático, porque não dedicamos 20 minutos apenas para a autoconsciência. Dedicamos uma parte de nossos dias para fazer exercícios físicos, ler, assistir televisão, portanto, seria muito recomendável que, além disso, nos “presenteássemos” com um intervalo de tempo para refletir, para praticar a autoconsciência.

Aceite as emoções negativas. Faça uma avaliação, já que fomos induzidos que “devemos ser felizes” de qualquer jeito. É preciso conhecer a origem e os objetivos das emoções negativas. Para sermos viciados em emoções positivas.

A tristeza nos bloqueia, a raiva transborda e mergulhamos em uma decepção depois da outra sem saber muito bem o que fazer com todas essas emoções adversas – emoções negativas. Por sua vez, as pessoas emocionalmente fortes aceitam esse tipo de realidade interna. No entanto, aceitação não é sinônimo de rendição, mas sim de entender que é preciso saber gerir e encarar algumas coisas.

É preciso entender que os obstáculos não são muros, são desafios. Às vezes o que à primeira vista parece um final não é mais do que um convite direto para criar algo novo, para cruzar uma fronteira que nos trará oportunidades novas.

Ao invés da atenção alheia, exija respeito. Se quiser se validar e alimentar sua própria autoestima. Nunca espere aprovação de ninguém na vida. O ar que você respira precisa somente de você.

Daremos sequências os passos para sermos mais forte emocionalmente, na próxima mensagem.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

OBS: Atendo pelo Whatsapp (22) 999233409

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 24/05/2021
Código do texto: T7262853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.