Mentira ou a verdade?
O que é verdade e o que é mentira vai depender do referencial maior, pois aquilo que atribuímos com verdade vai designar automaticamente o que são suas mentiras e aquilo que atribuímos com mentira designar automaticamente o que são suas verdades.
Você é daquela pessoa que prefere a verdade, mesmo que doa, ou é aquela pessoa que diz: eu não menti, eu omiti.
Eu particularmente, não gosto das mentiras que consolam, nem das meias verdades, menos ainda das inteiras falsidades. Prefiro a verdade, mesmo que doa. Mesmo que parta a minha alma, porque pelo menos serei livre para tomar o caminho que desejar e curar as minhas feridas com o tempo. É você, o que pensa sobre isso?
O que é a mentira do ponto de vista da filosofia. É ato do qual um emissor altera ou dissimula deliberadamente aquilo que ele reconhece como verdadeiro, tentando fazer com que o ouvinte aceite ou acredite ser verdadeiro algo que é sabidamente falso.
Continuando a filosofar a verdade é o espelho da alma, enquanto que a mentira é o espelho sem Luz. A Verdade não precisa de planejamento, enquanto que a mentira vive planejando. ... A Verdade nasce e poderá morrer com você, enquanto que a mentira não sobreviverá. A Verdade sempre será eterna, enquanto que a mentira se desfaz.
Por que existe a mentira? Uma das principais é a necessidade de atenção ou de reconhecimento por parte dos outros, por vezes com o desejo implícito de tirar partido. Sabe-se que as principais causas da mentira patológica são decorrentes de traços da personalidade, problemas nas relações familiares e experiências estressantes ou traumáticas.
Como eu disse antes eu prefiro a verdade, mesmo que doa. Mas a psicóloga Beatriz Acampora, especialista em relacionamentos, numa encontro de Coach, afirmou que 90% das mentiras são contadas por proteção ou medo e são importantes para a vida em sociedade. Foi mais além ao dizer que a mentira é necessária para a sobrevivência.
Estudando um pouco mais sobre gestão de emoções, entendo que desde crianças, fomos educados para que sempre digamos a verdade. Entretanto, no fim das contas, sempre chega um momento no qual fazemos um primeiro uso da mentira: para evitar um castigo, para alcançar um objetivo, para nos adaptarmos a uma situação… Mas continuo afirmando, eu prefiro a verdade, mesmo que doa. É você?
Bom dia!
Jorge Guimarães
Coach em Gestão de Emoções
OBS: Atendo pelo Whatsapp (22) 999233409