ENXERGUE O VALOR DOS OUTROS
Eu costumo dizer que a vida é uma sala de aula. Costumo dizer também que a vida é uma arte, filosofia à parte. Embora não pareça, cada situação pelas quais passamos — sejam elas boas ou ruins — tem algo a nos ensinar. Não é mesmo? Se não fosse pelas nossas experiências de vida, não teríamos adquirido maturidade durante os anos e nem evoluído em nossas maneiras de agir frente aos desafios.
Além da nossa própria bagagem de vivências, as histórias de outras pessoas também são uma rica fonte de aprendizado.
Quando você aprender a se controlar e ser gestor de suas emoções, você passa acreditar que a sua vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentirá maior ou menor, mas igual. Pois a igualdade faz o bem sem olhar a quem e não esperar nada em troca é uma maneira de encontrar a felicidade. Então, quero contar uma história poderosa de como enxergar o valor dos outros.
Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim. Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo e por essa razão ninguém se aproximava.
Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que fosse embora. O sapo, humildemente, disse: está bem, se é assim que você quer. Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la acabada, sem folhas, nem pétalas.
- Penalizado, disse: que coisa horrível, o que aconteceu com você?
- A rosa respondeu: é que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.
- O sapo respondeu: quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso, eras a mais bonita do jardim...
Muitas vezes desvalorizamos os outros por acreditarmos que somos “superiores” a eles, mais "bonitos", de maior valor ou que eles não nos servem para nada.
Deus não fez ninguém para "sobrar" neste mundo. Todos temos algo a aprender ou a ensinar e ninguém deve desvalorizar ninguém. Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos.
Um bom final de semana!
Jorge Guimarães
Coach em Gestão de Emoções