A Culpa é dos Outros

A Culpa é dos Outros

Os seres humanos são inclinados a passar falhas para o semelhante; usando como jargão “A culpa é sempre dos outros”. Motivo pelo qual o apóstolo Paulo para Timóteo, fez a seguinte citação. I Timóteo 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas, porque fazendo isto, te salvarás.

No mundo presente, podemos responsabilizar os demais por nossos erros e limitações; mas, diante de Deus é impossível. Vejamos um versículo oportuno. Hebreus 4:13 - Nenhuma criatura está encoberta aos olhos de Deus; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem havemos de tratar.

Conheço um caso de uma comunidade que foi invadida pelo mosquito da dengue; e imediatamente aquele povo acusou um cidadão que viajava muito e a residência ficava sempre fechada. Como retaliações entraram com uma ordem judicial para invadir aquela residência.

De maneira que ao entrarem no quintal da casa foram impactados com tamanha limpeza e conservação do local; que impecavelmente externava zelo e compromisso com a higiene ambiental. Todos ficaram envergonhados diante da justiça, e para piorar a situação foi descoberto que os mosquitos estavam proliferando nas residências daqueles que havia denunciado.

Na Palavra de Deus encontramos um versículo que contextualiza bem com esse evento. Romanos 14:12 - De maneira que cada um dará contas de si mesmo a Deus.

O pensador “Cirilo Freire” escreveu um lindo texto que fala o seguinte:

Você faz algo, fulano faz também;

Você compra algo, fulano compra também;

Você muda o visual, fulano fica parecido;

Você estaciona…

Fulano é obrigado a ser ele mesmo, ou acha outro para imitar,

se não se der mal.

Tenha a sua própria identidade, isso sim é ser original,

com as suas qualidades.

Essa é a realidade em que vivemos, que as pessoas estão sempre imitando e repassando as suas falhas para outras pessoas; é o que um pensamento antigo chama de: “Maria vai com as outras”.

Um evento interessante que não posso deixar de mencionar casos de pessoas que adulteram, de forma que os envolvidos entram em um relacionamento proibido e quando são descobertos, colocam a culpa no diabo, em outros casos indicam que foram seduzidos pelo parceiro.

Perceba que cada um vai por livre e espontânea vontade, sai às escondidas e quando a casa cai, terceirizam a quem não tem nada a haver com a depravação pessoal. Então a culpa é individual, e cada um deve assumir. O diabo é maligno, mas nem tudo é culpa dele.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site

www.missasoamerica.com.br