Tema 1ª - Procrastinar

Questionamentos existenciais - Procrastinar

Assunto extraído das sessões com os clientes (Coachees) como administrar a sua gestão de emoções para não procrastinar. Segundo algumas pesquisas os seres humanos são programados para procrastinar. Se você é daqueles que negocia mais 10 minutinhos com o despertador ou sempre acha que vai dar tempo de concluir o que precisa fazer. Ou se você se atrasa muito a ponto de perder o voo por exemplo. Essa conversa de hoje é com você e por favor, não deixe para ler depois.

A pergunta que lhe faço, você tem o costume de adiar a realização de tarefas e, depois, quando vê o prazo acabando, se arrepende de ter agido dessa maneira? Saiba que não está sozinho, pois existem muitos procrastinadores por aí, porém, não é porque existem outras pessoas na mesma situação que você deve se conformar, pois é perfeitamente possível transformar esse comportamento e se tornar um indivíduo produtivo, que usa todo o potencial que possui a seu favor.

Por que algumas pessoas procrastinam mais que outras? Qual a diferença de qualidade de vida entre a de um procrastinador e a de um não-procrastinador?

A procrastinação é aquele comportamento clássico que adotamos quando temos uma tarefa árdua (normalmente pouco prazerosa e interessante) para executar e, em vez de resolver logo a questão, vamos empurrando até que não seja mais possível adiar. Isso também ocorre no relacionamento. Procrastinar o amago sabor do depois.

Fazemos a procrastinação todos os anos, mais um ano se passa e com ele muitas promessas, algumas realizadas e muitas outras recolocadas na lista de prioridades para o próximo ano.

Segundo estudo feita pela Neurociência Organizacional, grande parte de nossas atitudes e comportamentos é fortemente influenciada por aspectos inconscientes. Temos a falsa sensação de que estamos 100% no controle, mas o que os estudos mostram é que diversos fatores externos e internos influenciam de forma inconsciente nossa tomada de decisão. A procrastinação é resultado de uma desconexão entre aquilo que pretendemos realizar (nossas intenções) e aquilo que efetivamente realizamos.

Só para seu conhecimento, a procrastinação e a ansiedade são problemas diretamente ligados.

Segundo estudos científicos, procrastinar não é apenas um problema individual, mas uma questão que já está afetando até a economia mundial.

O que fazer para não PROCRASTINAR? Você precisará implantar uma metodologia no seu dia a dia. Se tiver de fazer algo que faça até terminar. Nos dias de hoje, as pessoas parar o que estava fazendo para responder mensagens nas redes sociais.

Os 4 pilares da procrastinação são:

Tarefas de baixo valor – Na sua gestão de emoções se procrastinar em tarefas que consideram desagradáveis ou não importantes. Por exemplo: declarar o Imposto de Renda na última hora ou deixar a louça se acumular na pia – o que pode acontecer de ruim se eu não lavar a louça ou declarar o imposto no último dia?

Expectativa de dificuldade – A tendência é procrastinar por achar que a tarefa será difícil. É o que acontece quando você quer deixar de ser sedentário, mas vai deixando para depois a data para começar a se exercitar, afinal, isso parece tão difícil… Eu sofro muito com isso, estou tentando jeito para descontruir esse bloqueio, para fazer exercícios físicos para minha idade. Eu vou conseguir no final do ano conto, como foi o meu processo.

Medo de errar – Segundo dados científicos o medo de errar leva à procrastinar. Saiba que o medo é um processo inconsciente, de cometer erros, de falhar. É aquele receio em abrir um negócio novo e acabar deixando os planos apenas no papel. Em relação aos pais, a sociedade, a esposa, não poder errar. Somos educados desde crianças a fazer as coisas do “jeito certo”. Aprender a lidar com os erros é um desafio que você deve enfrentar. A frustração de ter que recomeçar não pode ser maior do que seu aprendizado. Bola pra frente!

Personalidade de procrastinador – Estudos comprovam que existe ainda uma influência da personalidade de cada pessoa no ato de procrastinar. É o resultado de uma herança genética e do ambiente de criação de cada um, o que aponta que alguns estão mais propensos a sofrer desse mal.

Amanhã na 2ª parte, falarei como fazer para não procrastinar. Esses exercícios eu venho fazendo e funciona.

Até amanhã!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 18/03/2021
Código do texto: T7210051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.