Crise Existencial

Crise Existencial - Tema solicitado por um Coachee (cliente)

Sintomas de crise existencial quando a pessoa fica se perguntando “Onde estou?”, “quem sou eu?”, “o que eu quero?”.

A crise existencial é uma experiência que modifica a realidade da pessoa. Em algum momento, você já passou por uma situação assim. Lidar com os sentimentos confusos durante as diversas tarefas da rotina é tarefa muito plausível.

Como Coach em gestão de emoções a crise existencial é um sentimento, um episódio marcado por dúvidas e incertezas diversas, que praticamente todas as pessoas passam em algum momento na vida. É exatamente o conflito interno que gera uma nova realidade. Uma realidade de perspectivas antes desconhecidas, mas finalmente encontradas após a resolução.

É importante que saiba que é necessário considerar o momento de vida de cada um. A crise existencial é como uma divisão entre a pessoa e a realidade anterior, o que resulta em uma mudança de atitude e estilo de vida da pessoa.

Do ponto de vista emocional experimentar uma crise existencial faz parte de estar vivo; significa que você está realizando uma importante tarefa da vida para evitar consequências negativas.

É preciso conhecer os sintomas de crise existencial, que não são agradáveis. Por conta disso, é necessário entender o que está acontecendo para poder lidar da melhor forma possível e positiva. Apresento alguns mais peculiares:

– Dor emocional: o sofrimento acompanha o período de forma intensa;

– Desespero e desamparo: acredita-se de que não há solução vigente e que ninguém pode ajudá-lo;

– Sensação perturbada de integridade: a pessoa possui dificuldade para compreender a própria individualidade;

– Vulnerabilidade emocional: é comum o indivíduo estar mais sensível para as questões emocionais;

– Culpa e medo: a pessoa apresenta remorso e dificuldade para lidar com a situação;

– Ansiedade: a dúvida sobre o futuro é angustiante e atormenta;

– Solidão: é comum ocorrer o isolamento para tentar esclarecer o que está acontecendo.

Sinais de crise de existência; estafa mental (a pessoa passa a maior parte do tempo cheia de reflexões e opiniões conflitantes na mente. O pior: isso não para); Perder a vontade de estar com outros (a pessoa acaba se isolando de todos); Nervosismo Constante (a pessoa tem dificuldade em lidar com tantas coisas ao mesmo tempo e, por isso, é comum que o desânimo e o pessimismo se instalem no ânimo do indivíduo); Outro sinal, bastante perceptivo sensação de vazio e sem lugar no mundo (é comum as pessoas ficarem com diversos questionamentos sobre o que são e não se encontrarem em lugar nenhum).

O que fazer? Entretanto, como Coach em Gestão de Emoções, afirmo que existem algumas coisas que podemos realizar. Manter o pensativo positivo; Promover o autoconhecimento; Evitar comparações;

Muitos chegaram até aqui buscando uma resposta pronta como sair dessa. Não existe uma resposta pronta para solucionar a questão da crise existencial.

Não importa o caminho que o indivíduo tome, não é possível saber de tudo. Mas é importante realizar uma reflexão e compreender que as incertezas fazem parte da vida.

É importante lembrar que não é necessário passar por esses momentos sozinho. A ajuda de um profissional capacitado pode ajudar – e muito – nesse estágio. Recomendo que procure um profissional, psicólogo, psicanalista ou um Coach.

O Coach usará a poderosa metodologia do Coaching capaz de transformar a vida de uma pessoa de forma positiva. O método usa de ferramentas e técnicas que buscam encontrar o que há de melhor em você para que isso seja potencializado.

Uma semana abençoada e prospera!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 15/03/2021
Código do texto: T7207214
Classificação de conteúdo: seguro