Exemplo que vem de Deus – Capítulo I

Quero agradecer aos clientes (Coachee) e amigos, hoje na minha linha de transmissão de mensagens de Coaching já atingiu 600 pessoas. Hoje busquei esse tema após a oração matinal. A oração da manhã é uma maneira perfeita de concentrar seu tempo e atenção em buscar o plano de Deus para o dia que se inicia. Desse modo, leia as poderosas orações matinais para começar o dia. Vou dividir essa mensagem em dois capítulos.

Quero trazer um exemplo que vem de Deus para o meu texto de hoje. A maior parte das pessoas está, de certa forma, familiarizada com a parábola do filho pródigo, encontrada em Lucas 15:11-32. Até mesmo aqueles que não sabem quase nada sobre a Bíblia conhecem alguma coisa sobre esse relato.

É razoavelmente comum ouvir alguém se referir a uma criança desobediente como “um filho pródigo”, não é verdade?

De todas as parábolas de Jesus, é a mais rica em detalhes, poderosamente dramática e intensamente pessoal. É cheia de emoção, passando da tristeza ao triunfo, depois a uma sensação de choque e, por fim, a um desejo perturbador pela conclusão.

Quero aqui atentar para gestão de emoções nesta passagem bíblica sobre a intolerância, o egoísmo, o moralismo, relacionamento humano e familiar, sobre arrogância também, pois quem faz o bem, em especial, deve saber que não se deve esperar nada em troca. É por fim a graça de Deus diante do pecado. Pode um pai ou uma mãe amaldiçoar o próprio filho? Mesmo consciente do amor que sente por ele a ponto de dar a própria vida para salvá-lo? Amaldiçoá-lo de forma que o impeça de crescer profissionalmente? Amorosamente? Enfim, de prejudicá-lo por toda vida? A resposta, infelizmente, é SIM! E pior: Essa maldição nem sempre é consciente. É sutil, sorrateira. Se disfarça de “educação rigorosa”, de “falar a verdade”, ou simplesmente por que os pais não se dão conta do poder e força das palavras dirigidas aos filhos no cotidiano ou em momentos de raiva, de explosão.

Como Coach em Gestão de Emoções e Cristão, o problema está alojado muito mais fundo. Está no espírito ferido! No espírito rotulado de egoísmo. Uma pessoa que só pensa em si mesma e que age segundo seus próprios interesses sem se importar com quem estiver à sua frente acaba pagando um alto preço. Com grande probabilidade, a sua vida se tinge de solidão e de rejeição, esgotando a sua capacidade potencial de obter bem-estar.

Naquele momento que o pai aceitou o filho. Essa parábola é um apelo urgente a mudança de paradigma, não é uma mensagem de autoajuda, inclui um alerta muito importante. Aprender a construir uma vida sem culpas, quem nunca errou, atire a primeira pedra. Se perdoar e perdoar o outro pode ser o caminho.

Leia o segundo capitulo para tirar a sua conclusão do tema de hoje!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 12/03/2021
Código do texto: T7204837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.