Livramento ou Desabafo, ou os dois!
Permita-me hoje ser um Coach Cristão. Embora esteja falando de gestões de emoções. Pretendo transmitir conhecimentos bíblicos ao processo de desenvolvimento humano. Porque nós cristãos acreditamos que tudo que somos, recebemos e fazemos é dado por Deus, é feito por Deus e para glória Dele (Ver Romanos 11:36). Deus nos criou para um propósito (ver Romanos 8:28 e Jeremias 29:11). Para nós cristãos, Deus é soberano sobre as nossas vidas, reconhecemos todas as capacidades e potencialidades do homem, mas nossa fonte de sucesso é o Criador da vida (ver Colossenses 1:16).
Precisamos tomar muito cuidado com a nossa mente. Nosso pensamento influenciam nossas ações. Bons pensamentos, guiados por Deus, levam ao bem mas maus pensamentos levam ao pecado. Por isso, precisamos renovar a mente para focar nas coisas de Deus. O cantor Bob Dylan em uma das suas celebres canções disse: não critique o que você não consegue entender.
Eu tinha um compromisso marcado com muita antecedência para às 14 horas. Quando já estava saindo para o compromisso, recebo uma ligação, me solicitando para levar amigo e meu pastor, ao Centro de Controle de Combate ao Coronavírus.
Deus usa pessoas para nos abençoar e usa você também para abençoar. Como é maravilhoso perceber que em meio a um grande perigo o Senhor cuida de nós e nos protege. Será que há uma resposta plausível para isto? A isto chamamos de “livramento de Deus”. Embora, tenha sido duramente “advertido” por dois amigos por telefone, um dele cancelou a reunião que eu solicitei a transferência para 18h, por ter levado o amigo ao Centro de Controle de Combate ao Coronavírus. Imagina na época da lepra. O “leproso” era excluído da sociedade e do meio familiar. Quem levava o “leproso” também estava condenado. Eu Fiz é faria outras vezes. Deus convoca você, sustentando a gratidão pelo livramento.
Para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda obra das tuas mãos, você precisa ser gestor de suas emoções e caminhar na luz da sua verdade. Faça aquilo que se sinta bem aos olhos do Senhor.
Jorge Guimarães
Coach em Gestão de Emoções