MULHERES EXTRAORDINÁRIAS
NUM DIA ESPECIAL
 
As enfermeiras - 12/04/2020 - Drauzio Varella - Folha

ENFERMEIRAS QUE MUDARAM O MUNDO
Uma homenagem especial dedicada a todas profissionais de saúde neste "DIA INTERNACIONAL DA MULHER", comemorado anualmente neste dia oito de março. Aliás, dedicação é o que não falta no atendimento das enfermeiras, que não medem esforços no tratamento de pacientes na luta pela vida. E num momento crítico que o mundo está vivendo por conta de uma pandemia letal, as enfermeiras não podem deixar de serem lembradas no dia internacional da mulher. Logo, as renomadas enfermeiras abaixo mencionadas, representam uma forma de agradecer a todas enfermeiras do mundo, que lutam pela vida de seus pacientes, muitas vezes colocando em risco a sua própria existència.
----------------------------------

Ainda que em uma época diferente, quando o machismo e a repressão à mulher no mercado de trabalho eram ainda mais fortes, essas enfermeiras tomaram à frente e provaram que são capazes. Capazes de estudar, crescer e mudar para melhorar a Saúde no mundo! Ei-las:
=======================================
 
ANNA NERY (1814/1880)
 
Coronavírus: conheça Anna Nery, a pioneira da enfermagem no Brasil - Jornal  O Globo
Brasileira natural de Cachoeira, na Bahia.
Uma prova do quanto a mulher é forte, decidida e dedicada é a história de Anna Nery. Ela foi a pioneira da Enfermagem no Brasil no século XIX. Casada com um Capitão da Marinha, ficou viúva aos 29 anos e com três filhos para criar. Sua importância na história se destaca quando seus filhos foram para a Guerra do Paraguai e ela não ficou parada. Sendo assim, ela foi aprender noções de Enfermagem (com base no que havia naquela época) para poder prestar serviços voluntários como enfermeira durante a Guerra do Paraguai. A primeira escola de Enfermagem no Brasil recebeu o nome de Escola de Enfermagem Anna Nery em sua homenagem.
====================================

 
DOROTHEA OREM (1914/2007)
 
Dorothea Orem: Biografia e Teoria - Maestrovirtuale.com
Norte-americana natural de Baltimore, Maryland, EUA
Foi Dorothea Orem que desenvolveu a teoria do autocuidado durante seu trabalho e estudos de Enfermagem nos Estados Unidos. De acordo com os resultados de suas pesquisas, Orem provou que os pacientes podem cuidar de si próprios quando aptos a tal. Teoria usada em reabilitação e cuidados primários no intuito de incentivar o paciente a ser independente o máximo possível. Dorothea Orem recebeu o título de Mestre em Ciências da Educação em Enfermagem e também de Doutora em Enfermagem. Um exemplo de que todo enfermeiro pode e deve manter seus estudos.
====================================

 
FLORENCE NIGHTINGALE (1820/1910)

210px-Florence_Nightingale_CDV_by_H_Lenthall.jpg
Italiana natural de Florença
Nascida em Florença, Florence é um grande exemplo de enfermeiras que mudaram o mundo e também símbolo da Enfermagem. Foi durante a Guerra da Crimeia que ela ficou famosa pelo tratamento a feridos de guerra. Também ficou conhecida como Dama da Lâmpada por usar este utensílio para que a iluminação a ajudasse nos cuidados aos seus pacientes durante a noite.

====================================
 
IMOGENE KING (1923/2007)
 
 Imogene King - Nursing Theory
Norte-americana natural de West Point, Iowa, EUA
Doutora em Enfermagem, Imogene King é uma das enfermeiras que mudaram o mundo. Ela mostrou que enfermeiras podem expandir seus conhecimentos para outras áreas. Sabendo a importância dos estudos, ela ainda fez pós-doutorado em Estatísticas e Computação. Com toda essa bagagem de experiência e conhecimento, Imogene King publicou a Teoria de Sistemas de Interação de Enfermagem e Teoria de Realização de Metas. Conceitos tão importantes que até hoje estão incluídos em todos os principais textos de Teoria de Enfermagem.
====================================

 
IVONE LARA (1922/2018)
 
Dona Ivone Lara, cantora do sonho e da liberdade - ÉPOCA | Cultura
Brasileira natural do Rio de Janeiro (RJ) 
Um exemplo de enfermeiras que mudaram o mundo, Ivone Lara também alcançou o mundo da música, conhecida como Dona Ivone, Rainha do Samba. Graduada em Enfermagem e Especialista em Assistência Social, ela trabalhou em Hospitais Psiquiátricos. Foi assim que Ivone atuou junto à Nise da Silveira, psiquiatra que revolucionou o atendimento nos manicômios do Brasil. Ivone Lara dedicou 37 anos no cuidado de pacientes com distúrbios mentais. Juntas, elas deram um grande passo para a saúde brasileira aplicando o atendimento humanizado entre aqueles que eram tido como loucos pela sociedade da época. Ela também é um exemplo de mulher que lutou contra o machismo para ganhar seu espaço e reconhecimento na música brasileira.
====================================

 
MARIA ROSA SOUSA PINHEIRO (1908/2002)

MARIA ROSA SOUZA PINHEIRO, personalidade caetanista. | Caetano de Campos
 Brasileira natural de Araraquara (SP) 
Uma das maiores líderes da Enfermagem no Brasil foi Maria Rosa Sousa Pinheiro. Foi eleita presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), onde contribuiu para a reestruturação desta e importantes atividades para enfermeiros. Por exemplo, a realização do 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que foi sediado em São Paulo. Assim como as grandes enfermeiras que mudaram o mundo, como as citadas aqui, ela se especializou e ainda ampliou seus estudos em outras áreas, como Letras e Direito.
====================================

 
WANDA HORTA (1926/1981)

oii.png

Brasileira natural de Belém do Pará 
Brasileira natural de Belém do Pará
Wanda Horta foi a enfermeira que introduziu os conceitos de Enfermagem que são aceitos no Brasil. Foi ela que criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Em resumo, suas pesquisas apresentam e confirmam a Enfermagem como ciência e arte quanto aos cuidados dos pacientes.
====================================


N.A.: Em vista do exposto e pelo momento perigoso que estamos passando, lembro que as recomendações médicas e científicas indicam cuidados de proteção individual contra este vírus invisível, contagioso e alarmante. As vacinas estão chegando aos poucos, mas estão chegando. Esperem com calma a sua hora de imunização, evitem aglomerações e não deixem de usar as máscaras a todo momento. Mesmo imunizado, continue com os cuidados. Já fui vacinado na semana passada, mas continuo me protegendo. Faça o mesmo. Abraços, saúde e paz para todos.   
************************************* 

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 08/03/2021
Reeditado em 09/03/2021
Código do texto: T7201704
Classificação de conteúdo: seguro