O preço da mediocridade

A mediocridade não reconhece nada em sua volta. Vamos ao primeiro plano entender o significado de “ Medíocre”. Ou seja, é conhecido como um sujeito mediano. Uma pessoa que na média, cujo resultado fica entre o bom e o mau; ou que fica entre o que é grande e o que é pequeno.

Quando temos uma visão medíocre das coisas, do mundo, temos uma visão mediana. Pagamos um preço muito alto porque não questionamos sobre as questões.

Vivemos a era do Fake News, apesar de ser recente em razão do advento da Internet, O termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais, nos dias de hoje, isso é freqüente.

Porque pagamos o preço da mediocridade. Muitas vezes nós propagamos via mensagem de texto pelo Whatsapp, Instagram, Twitter, Facebook, sem fazer uma avaliação crítica. Se quisermos resultados efetivos, em qualquer coisa, temos que fugir de olhares e opiniões medíocres. Temos que fugir das “verdades” impostas por certos grupos, pela mídia ou por pessoas com intenções obscuras que nem sempre sabemos. Temos sempre que olhar para todos os lados e de todos os ângulos. Temos que ser também, advogados do diabo.

Uma visão mediana é aquela que simplesmente colhe e acata discursos propagados aos quatro cantos sem uma crítica mais profunda ou avaliação dos fatos.

A mediocridade está em não sair da nossa zona de conforto e tentar ver as variadas realidades. Aliás a sociedade moderna está se posicionando assim.

A mediocridade está quando queremos simplificar a lógica como na piada contada. Quando somos gestores das nossas emoções, fazemos avaliação de tudo. Nada é certo ou errado, depende de como olhamos a questão.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 06/03/2021
Código do texto: T7199597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.