Não busque perfeição

Vivemos uma sociedade de aparências, isso não é novidade para ninguém.

Você acorda, abre seu Instagram e vê mulheres e homens perfeitos, com suas vidas perfeitas. Você vê casais perfeitos, lindos, com muitas declarações de amor, famílias perfeitas, lugares lindos e perfeitos. Então, você passa a se olhar diferente no espelho, começa a encontrar defeitos no seu rosto, no seu cabelo, na sua aparência, no seu corpo. E isso, para as mulheres é ainda mais devastador, a sociedade fica sempre nos comparando umas com as outras, criando rivalidades. Quando não nos encaixamos dentro dos “padrões”, somos chamadas de feias, “por que não se ajeita?”, “por isso que ele deixou ela”, “por isso que vive solteira”. Como se não bastasse, a gente olha em volta, “poxa, por que nunca tenho dinheiro para viajar para lugares bonitos iguais aos das fotos de fulano?”, começa a achar a casa feia e aquilo que foi conquistado humildemente, com muito esforço, passa a ser pouco demais, porque nossos olhos se acostumaram a ver perfeições nas redes sociais e passamos a invejar quem consegue viver tais padrões. Então, você também olha para o seu parceiro (a), passa a encontrar inúmeros defeitos (o que é mais que óbvio, uma vez que ninguém é perfeito). E você passa a querer viver cada detalhe de perfeição daquela vida que muitos mostram ter nas redes sociais. Mas, poxa, “minha vida é uma merda!”, “queria tanto uma casa igual àquela, um corpo igual ao dela, um marido ou namorado apaixonado e perfeito igual aquele”, “minha vida é uma droga!!”. Com o tempo, passamos a querer tanto tudo aquilo, que entramos em depressão por não conseguir.

Qual a necessidade de tanta perfeição? Nenhuma. É tudo aparência. Nenhuma daquelas mulheres e homens são perfeitos, muitos fazem cirurgias plásticas para terem o corpo que mostram e, mesmo assim, usam photoshop nas imagens que publicam, justamente porque nem eles mesmos se acham perfeitos (mesmo com intervenções cirúrgicas). Nenhuma daquelas famílias é só felicidade e paz. Nenhum daqueles casais é só amor e paixão (por isso ficamos assustados quando descobrimos algo “cabeludo” sobre eles). Sabe aquele “cara” que vive postando fotos com a namorada, ou esposa, fazendo declarações e dizendo que a ama? pois é... adora ser chamado de “gato selvagem” entre quatro paredes por outras mulheres. Sabe aquela mulher que vive chamando o namorado ou marido de “vida” nas redes sociais? pois é... acho que é uma gata, tem muitas “vidas”.

Claro, como em tudo, há exceções, generalizar é “burrice”, uma vez ouvi isso, e é verdade. Mas, o que quero mesmo dizer é: não se compare, não se deixe influenciar pela perfeição das redes sociais, viva a sua vida, maquiada ou não, gorda, magra, solteira, acompanhada. Seja feliz do seu jeito, se quiser postar fotos, poste muitas, se quiser fazer cirurgias plásticas, faça, mas que seja porque você está com vontade de ser feliz consigo. Não faça nada para se comparar com alguém, ou porque quer mostrar uma vida que não tem.

Zilmara Sooares
Enviado por Zilmara Sooares em 23/02/2021
Reeditado em 23/02/2021
Código do texto: T7191397
Classificação de conteúdo: seguro