Caminho

Por vezes achamos que chegamos ao fim do caminho. Anos de caminhada envoltas de batalhas diárias com vitórias e derrotas, umas mais outras menos, só poderia, agora, mais do que nunca, ser o fim de tudo. Minúsculo, egoísta e ignorante me sinto, envolvido de razão, pesares e desânimo, e, ainda assim, uma sensação de dever não cumprido, impotente e sem esperança alguma, me sinto obrigado a prosseguir nessa vida, única e amarga, a vida presenteada. Ah que presente, singular, verdadeiro, corajoso, custoso, e mais do que isso tudo, amoroso. Esse poderia e é o maior presente que já recebi, o dom de viver, um presente dado a esmo, jamais, mas a especialidade do Criador. Deus, aquele que poderia ter escolhido qualquer outro filho me escolheu e eu, hoje, choro por essa escolha. Impossível, reverter isso é trabalhoso, mas é sensato e necessário. Desânimo, raiva, amargura, tristeza, piedade, angustia devem e farão parte do passado, passado desse segundo que se foi, agora já é outro e mais outro e outro. No seguinte uma nova postura, firme, corajosa, equilibrada, entre o amor e a dor, prossigo e passam-se segundos, minutos, mais minutos, um dia, dois e enfim semanas, meses e anos e cá continuo persistente em busca da tão almejada e querida paz. Esse sentimento sublime que quando vivido puro e simplesmente é tão maravilhoso quanto um copo de água para o sedento ou o teto para o que não tem ou o pão para o faminto ou Cristo para o pagão ou o amor para o frígido. Sentimento, sensação, vivência única e suficiente para um ser humano se sentir humano. Paz, aquela que traz o p da paciência o a do amor e o z do zelo. E diante disso tudo vai diminuindo e se torne cada vez menor, tão pequeno quanto uma formiga ou um grão de mostarda, mas uma lição tão importante quanto à criatura formiga ou a fábula do grão de mostarda, lição aprendida na marra, sobe circunstâncias necessariamente indigeríveis como o fel, amargo, mas inesquecível. O equilíbrio vem com o tempo, o amadurecimento é fruto do aprendizado, aos olhos humanos, tardio, mas aos olhos do nosso Senhor no tempo certo, como haveria de ser. Por isso se baste, ande com suas próprias pernas ao lado do seu único amigo verdadeiro, o seu Deus, aquele que te criou unicamente a sua semelhança e tem lhe permitido todos os dias aprender a partir de novas oportunidades de vida, seja ela profissional, pessoal ou espiritual, aproveite cada instante, poucas pessoas tem o que lhe é proporcionado em abundância, portanto valorize o que realmente tem valor, dance conforme a música para sobreviver e faça o seu ritmo para viver. Somente viva, intensamente, afinal no segundo seguinte ou no próximo isso terá se acabado e o fim chega da forma mais inesperada e imparcial e vamos ao encontro Dele. Esse momento é de experiência e provação, portanto: força, fé, coragem...

1:41 de 7 de abril de 2012

Roberta Graciani
Enviado por Roberta Graciani em 02/02/2021
Código do texto: T7174830
Classificação de conteúdo: seguro