Ninfomania e Satiríase

Ninfomania e Satiríase

Iremos abordar o assunto carinhosamente, não como apontando como um pecado; Mas, distúrbio sexual que precisa ser tratado com terapia (Psiquatra/sicanalista/sexologo/psicólogo/pastores ecc/padres ecc), D.A.S.A. Dependentes de Amor e Sexo Anônimos e a luz da Bíblia Sagrada. Contudo, como o nosso estudo tem cunho teológico, apresentaremos uma cadeia temática de versículo que não servirá de condenação; mas de refúgio, consolo e busca racional em Deus.

Viciados compulsivos em sexo está distante de uma realidade saldável; na verdade é um distúrbio que assola um número maior de homens, que as mulheres. Para eles recebe o nome de Satiríase (Dom-juanismo) e no caso delas é chamada de Ninfomaníaca. Os que estão dentro deste contexto, queixam-se da vida que levam, pois não tem domínio sobre a situação.

Para quem está do outro lado é fácil demais apresentar um falso puritanismo e acusar o semelhante; pode parecer prazeroso; mas tudo em excesso é veneno e provoca muitos males. Cientificamente, não existe um motivo específico para o Transtorno de Hipersexualidade, embora o Código Internacional de Doenças (CID-10), mostre que a condição não está relacionada à produção de hormônios sexuais. Em outros casos apontam para abusos sexuais no período da infância; em outros citam a violência doméstica desencadeada por abuso de álcool por parte dos pais. Existem, também um determinado grupo de cristãos que associam o comportamento aos espíritos de prostituição; os tais não conhecem as entrelinhas desse sofrimento e aproveitam as entrelinhas para acusar; já é mais fácil sentenciar, que ajudar.

A verdade é que existe algo muito ruim por trás do Transtorno de Hipersexualidade (Ninfomaníaca/Satirismo); Mas, nos compete ajudar aqueles que estão padecendo nas enfermidades que não existe explicação.

Romanos 15:1-2-3

01 - Nós, que somos fortes, temos o dever de suportar as fraquezas dos mais fracos, em vez de agradar a nós mesmos.

02 - Portanto, cada um de nós deve agradar ao próximo, visando o que é bom para o aperfeiçoamento dele.

03 - Pois Jesus também não agradou a si próprio, mas como está escrito: “Os insultos daqueles que te ofenderam caíram sobre mim”.

Assim como o alcoolismo é uma doença que as pessoas sentem compulsão por bebidas, acontece com a alimentação e drogas, bem como existe o apetite sexual desordenado, que leva as pessoas a uma odisseia erótica a fim de saciarem as suas necessidades inquietantes.

Gera uma situação degradante que no caso, pode se observado a seguinte situação:

• Ansiedade desordenada ao pensar em sexo;

• Impossível manter uma relacionamento único (monogâmico);

• Passar mais de 12 horas em sites pornográficos e literaturas eróticas;

• Frieza espiritual em relação a fé e comunhão com Deus;

• Trair o parceiro no casamento para satisfazer os desejos sexuais;

• Não ter concentração nas atividades diárias;

• Consumo de pornografia em público e local de trabalho.

Esses são as consequências pessoais e sociais.

Todavia, na saúde, pode aparecer grandes consequências como:

• Depressão;

• Crise do Pânico;

• Distúrbios do Sono;

• Masturbação diversa vezes durante o dia;

• Relações sexuais excessivas;

• Relações sexuais com diversos parceiros

• DST Doenças Sexualmente Transmissíveis;

• Comportamento e Pensamentos Obsessivos;

• Suicídio.

O primeiro passo que deve ser dado para vencer esse contratempo, é seguir se em direção às coisas de Deus; pois a Bíblia cita:

Salmos 46:1

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Hoje os atos sexuais estão deixando de ser sublime e divino e tornando-se compulsivo e bestial, tendo em vista que a humanidade passa por um período de desejos e fantasias que estão fora do padrão biológico bem como na esfera espiritual. Tanto homens como mulheres não assumem que são compulsivos por sexo; e esse grupo desordenado tendem a rejeitar o parceiro para buscar novas experiências e aventuras eróticas. Toda essa facilidade piora muito a vida de quem sofre de Desejo Sexual Hiperativo (DHS).

As pessoas nesta situação sentem-se com fantoches nas mãos dos outro, gerando um grande sofrimento; sem falar nos críticos que sempre estão de plantão para incrimina o semelhante. Fazer sexo várias vezes durante o dia pode parecer bom; todavia é muito doloroso e constrangedor.

A necessidade exacerba e incoercível pelo sexo, as pessoas compulsivas a buscas todas as formas para sentir o prazer, que seja com estranhos que não tenha o menor laço afetivo, além de instrumentos de sex shopping, e a pior de todas as situações ausência de satisfação sexual além do sentimento de culpa ou arrependimento depois do orgasmo.

Ninfomania e Satirismo somente é classificado como Transtorno Psicológico (Compulsão), quando os desejos sexuais sufocam as pessoas, e começa prejudicar a rotina do trabalho e os laços afetivos, definido pela vertente quantitativa, bem como no aspecto final dos sintomas.

Nesse caso os acometidos por este distúrbio, tem diversos parceiros para relacionar; mas, não se satisfaz com nenhum deles. Não nos compete julgar, nem tão pouco sentenciar; e sim, buscar alguma maneira de ajudar o nosso semelhante que está passando por esse processo.

Mateus 7:1-2

01 - Disse Jesus: Não julgueis, para que não sejais julgados.

02 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

Como pastor missionário, percebi que as pessoas acham mais fácil criticar, sentenciar, que ajudar, procurando uma maneira de encontrar uma saída, para o seu semelhante. Notoriamente, quando esses falsos puritanos encontram alguém que expressa uma fraqueza, certamente os tornar mais fortes e puros. Na mente deles os coloca acima dos demais.

Nuca devemos vangloriar-se da queda das pessoas, de maneira que quando nos deparamos com uma mulher que caiu em prostituição tendo em vista o desejo ardente de transar diversas vezes ao dia; e da mesma sorte, com homens que não conseguiram controlar os seus impulsos carnais libidinoso; temos a obrigação de amá-los e procurar uma maneira racional de restaurar essas vidas, que seja através da Palavra de Deus que está em primeiro lugar, bem como o direcionamento para os terapeutas: Psiquiatras, psicólogos, sexólogo, DASA (Dependentes de Amor e sexo anônimos), pastores e padres que trabalhem com restauração de famílias. Assim estaremos dando o primeiro passo para mudar a história de alguém que agoniza diante os desejos proibidos, porque praticar sexo diversas vezes durante o dia não é um comportamento normal. Quem verdadeiramente ama a Deus, certamente tem sente a dor dos que padecem.

Marcos 12:30-31

31 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de toda as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

32 - O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Amar aquela pessoa que faz parte da nossa vida e que também nos ama, é muito fácil; difícil é ter esse sentimento para com as pessoas que ocasiona coisas que nos aborrece. Perceba, que quando descobrimos um sátiro (homem insaciável em sexo), e ninfomaníaca (mulher insaciável em sexo); automaticamente rotulamos prostitutos, imorais. Chegamos ao ponto de cortar caminho temendo que esses tragam algum infortúnio para o nosso lar. Fica determinado: Nosso(a) inimigo(a). Todavia, a Palavra de Deus nos ensina.

Mateus 6:27

Disse Jesus: Ouçam todos. Amem os vosso inimigos. Façam o bem aos que vos odeiam. Orem pela felicidade dos que vos amaldiçoam.

Mateus 6:32-33

32 - Pensam que merecem elogios só por amarem os que vos amam? Isso até as pessoas más o fazem!

33 - E se fizerem bem somente aos que vos fazem bem, o que tem isso de extraordinário? Até os pecadores procedem assim.

Perceba que o fundamento do universo é o amor, é quando esse nobre sentimento é aplicado em favor do semelhante o universo torna um âmbito de virtude e todas as coisas tornam-se favoráveis.

Temos a prova dessa citação através de Deus na pessoa de Jesus Cristo que morreu ao favor de todos; de maneira que não tínhamos direito a nada, porque somos pobres e miseráveis pecadores. Perceba que os homens tem seus vícios, que seja roubar, mentir, matar, trair, idolatrar, fornicar, enganar, fingir. Agora vem o questionamento: Porque somente os que sofrem do Transtorno de Hipersexualidade, merece o desprezo e consequências eternas no inferno.

Primeiro temos que dar, para depois cobrar; os que nunca ofereceram nada para mudar o quadro de sofrimento de alguém, não pode requerer aquilo que não fez. É a mesma coisa de plantar uma semente artificial, é querer que a mesma germine em uma fruteira. Quanto à prova do amor de Deus ao nosso favor, que Ele nos outorgou algo, e em cima dessa doação haverá uma cobrança; encontramos o seguinte versículo.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Temos agora o maior presente que um pecador pode receber em toda sua existência; que é a salvação através de Jesus Cristo. Temos que aceitá-lo e honrar o grande sacrifício que Ele fez em favor de todos os pecadores.

Agora vem a responsabilidade diante de Deus; não dos homens. Ao conhecer a Jesus Cristo e o tomar como o remidor de uma Nova e Eterna Aliança, automaticamente os bons eventos começam a acontecer para uma grande libertação e vitória. No entanto, quando o amor de Deus é abandonado, torna-se impossível uma verdadeira independência dos vícios e inclinações da carne.

Gálatas 54:17

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Termino afirmando que existe uma saída para Transtorno de Hipersexualidade; Mas, é imprescindível que a pessoa tenha o de o desejo de sair dessa situação.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site

www.missaoamerica.com.br