Boletim da pandemia: números para a Educação e possíveis soluções De: "Aline da Fundação Lemann" <professores@fundac

Você está recebendo este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Não consegue abrir o e-mail?

Visualize em seu navegador

Olá, tudo bem com você?

Na última sexta-feira, colocamos no ar (e nas janelas, nas sacadas, nas ruas e nas redes sociais) a campanha Aplauda Um Professor. Criada a muitas mãos - foram mais de dez organizações parceiras! -, ela foi uma iniciativa para demonstrar gratidão e reconhecer o esforço de toda a comunidade escolar durante esse momento difícil pelo qual estamos passando.

Você viu a campanha? Participou? Veja o que aconteceu nesta

matéria do Jornal Nacional.

O boletim da pandemia

Ao longo dos últimos meses, compartilhamos com você algumas pesquisas referentes à situação da Educação no país durante a pandemia com o intuito de trazer mapeamentos que ajudasse você a se conectar a outros professores e ver, pelos números, como está o panorama do setor.

Resolvemos fazer nossa lição de casa e trazer aqui um compilado dos resultados que consideramos importantes para entender o momento atual. Sabemos que o fluxo de informações está cada vez mais intenso e que é muito fácil se perder. Nossa intenção é trazer o que pode ser relevante para você e também sugerir possíveis soluções e encaminhamentos.

Abaixo destacamos alguns resultados, mas o material completo está disponível aqui.

Veja aquilo que faz sentido para você e que pode te ajudar neste momento. &#128522;

E agora, o que fazer com toda essa informação? &#128559;

Antes de tudo, você em primeiro lugar &#10084;

Pelos números, podemos ver como a situação dos professores é desafiadora para o momento e que é preciso apoio. Não cansamos de falar dos cuidados com saúde mental e com o seu bem-estar e, se você tá precisando de um apoio nessa frente, a Nova Escola montou uma área especial dedicada a isso. São muitos conteúdos sobre o momento dos professores, a pressão, e ferramentas que ajudam a diminuir o estresse.

Acesse por aqui>

Há muita discussão sobre o retorno às salas de aula - da ordem prática, há uma série de documentos que podem ser consultados. Mas e as questões essenciais do tipo "Como está a saúde mental da comunidade para voltar às aulas?" Pensando nisso, o LIV elaborou um Guia de Acolhimento que pode ser uma potente ferramenta para a construção do retorno. Ele é feito junto às escolas e propõe unir a comunidade escolar inteira em uma estratégia emocional.

Conheça o guia aqui>

A Internet não chega a todo mundo, mas a comunidade escolar dá seu jeito

Sabemos que a situação dos estudantes no Brasil é muito diversa e, mesmo que mais da metade dos alunos da rede pública esteja recebendo algum tipo de material, há desafios ligados ao acesso à internet que seguem sem resposta. A Nova Escola montou uma área de conteúdo para mostrar a realidade de alguns profs no país e o que o eles têm feito para driblar as adversidades e chegar aos alunos.

Inspire-se com essas histórias>

Se você precisa de ajuda para manter as atividades pedagógicas virtuais, ou até mesmo para organizar a sua rotina, o Eu Ensino está com um curso gratuito para te ajudar. São 12 aulas que mostram, na prática, como se organizar, que ferramentas utilizar e que técnicas podem servir para engajar os alunos durante o isolamento social e as aulas não presenciais.

Inscreva-se aqui>

Depois me conta o que você achou mais interessante e o que melhor se encaixa nos seus desafios! &#128521;

Um grande abraço virtual,

Todos os Direitos Reservados ©2020 Fundação Lemann

Você faz parte da nossa rede de contatos.

Nosso endereço de e-mail é: professores@fundacaolemann.org.br

E aí, o que achou deste Boletim do Professor?

Onde podemos melhorar? Conta pra gente compartilhando seus sentimentos, críticas e sugestões aqui embaixo:

Artigo foi razoável...

_____________

Hmmm, o que será que faltou para você adorar este boletim?

https://docs.google.com/forms/u/0/d/e/1FAIpQLSckz_zx26tJnYILV3xSXIE8zIIjM-SW_1Pyew1sQwr0ocH80A/formResponse

Ainda aguardo o andamento do processo, a difusão de vacinas, o retorno lento e gradual das atividades na sala de aula, a melhor assistência à saúde das populações vulneráveis. A pandemia nos mostrou a relevância da educação de qualidade e a urgência de valorização dos profissionais da saúde e da educação, estes já esmagados e arremessados às migalhas de salários irrisórios e reduzidos a cada mandato de governos antieducação e anti-saúde... Votamos mal porque temos educação de pior matiz. Governos populistas e candidatos políticos neglicentes têm conseguido destruir conquistas históricas das gerações de trabalhadores do ensino e da saúde por um século.

Enviado por J B Pereira em 07/08/2020
Código do texto: T7029348
Classificação de conteúdo: seguro