Cabotinismo

Cabotinismo

(Substantivo masculino – Presunçoso; arrogante; que busca a todo custo chamar a atenção)

O homem tem inclinação ao cabotinismo, porque acima de tudo deseja destacar-se em todas as circunstâncias, e por incrível que pareça quer subjugar a Deus.

Salmos 8:4

Quem é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, que o visites?

Esse é o conceito que o Senhor tem do ser humano, enfatizando que o homem não é nada. Tendo em vista que as atitudes e arrogância contra Deus atraem muitos males.

Provérbios 16:5

Abominação é ao Senhor todos os orgulhosos de coração.

Isaías 13:11

E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos.

Temos um destaque de três palavra, que expressam o “Cabotinismo”

01 – Arrogância – Soberbo, presunçoso, orgulhoso;

02 – Atrevido – Insolente, petulante, impetuoso;

03 – Tirano – Governa com injustiça, cruel, sem amor.

Agora podemos ver um quadro típico da altivez; tendo em vista que somos frágeis demais para queremos externamos um poder que não temos.

Salmos 62:9

Os homens são de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira, pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Quem quiser saber o que é o homem, basta ir a um cemitério, e imediatamente perceberá que tudo é passageiro. Quem prevalece durante a jornada terrena é a humildade.

I Pedro 5:5

Semelhantemente vós jovens, sedes sujeitos aos anciãos, e sedes todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Se compreendermos que Deus é o criador, e por sua vez somos apenas criatura; então descobriremos o tamanho do seu amor e a graça que Ele tem para conosco.

Por fim:

Mateus 5:3

Disse Jesus: Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Que Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite nossa loja

https://missaoamerica.com.br/loja.html