Pantomima Religiosa

Pantomima Religiosa

Pantomima vem da Roma antiga, sendo sinônimos de danças, representações, dramatizações, teatros e expressões faciais.

Estamos vivendo um cenário semelhante no cristianismo a nível mundial, uma vez que muitas religiões fingem pertencer a Cristo, mas abraçam a idolatria e elementos de sincretismo religioso, adicionando as liturgias do culto; sabendo que não tem amparo na realidade Bíblica, gerando um desempenho representativo de um teatro. Na verdade adota todos os ensinamentos heréticos, menos a doutrina da Palavra de Deus

Isaías 42:8

Eu sou o Senhor, este é o meu nome. Não dou a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Perceba que a Palavra de Deus é contundente quanto à questão da adoração a imagens de esculturas ou qualquer outro ícone que venha a querer ocultar a glória de Deus. Motivo pelo qual o apóstolo Paulo foi enfático quando fez a seguinte citação.

I Aos Coríntios 10:14

Por isso meus amados, fujam da idolatria.

No começo a Igreja era uma nação (Israel); hoje a igreja é o mundo inteiro (Universal). Então aumenta a tendência ao pecado; porque o inimigo das nossas almas se infiltra no meio da cristandade para implantar as suas doutrinas heréticas, confundindo os que não são completamente convictos, e desta maneira começam a surgir os ensinamentos diabólicos e a idolatria.

Tem um termo teológico que se tornou rotina na vida das pessoas. É a palavra “Ídolo” – Significa; Divinizar o que não é Deus; ou adorar qualquer objeto ou pessoa.

Notoriamente, tornou-se a rotina dos idólatras, em perder tempo com todos ensinamentos de homens, e não assumem compromisso de ganhar com a Palavra de Deus, mediante a Bíblia Sagrada.

I João 5:21

Filhinhos guardem-se da idolatria.

Devemos trabalhar esses conceitos na Bíblia Sagrada, para não cairmos em condenação eterna. Porque ceder para idolatria é um evento fortuito, acontece sem planejarmos, uma vez que é um ato inopinado; somos vítimas e muitas vezes não percebemos.

Isaías 45:20

Ajuntem-se e venham; reúnam-se vocês fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam de um lado para o outro, imagens de madeira, oram a deuses que não podem salvar.

As pessoas precisam sair da inércia espiritual; que permanecem nas tradições das religiões profanas que disseminam o fanatismo; porque todo fanatismo leva a idolatria. E quando isso acontece, a fé genuína e trocada pela fé ingênua, levando o pecador a acreditar em todos os ensinamentos heréticos de satanás.

Analisando com a ótica de Deus, percebe-se que não é inteligente, deixar de adorar ao Senhor, para inclinar-se aos ídolos.

Jeremias 51:17-18

17 – Embrutecido é todos o homem no seu conhecimento, envergonha-se todo artífice de imagem de fundição e mentira, e nelas não há espírito.

18 – Vaidade são obras de engano; no tempo da sua visitação, perecerão.

Agora temos um conhecimento a mais na Bíblia Sagrada, e podemos perceber que a honra, glória e adoração deve ser somente para o Senhor Deus.

Pastor Robson Colaço de Lucena