Ontologia do Pecado

Ontologia do Pecado

O pecado é o principal agravante que separa o homem de Deus; de maneira que muitas vezes as pessoas pensam que por perder um culto, não participar de determinado evento cristão e etc. Poderá ser configurada como uma falta grave diante de Deus, quando na realidade os piores pecados acontecem dentro da mente de cada ser humano; no mais profundo da alma onde somente o Espírito Santo tem condição de sondar.

Isaías 59:2

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto para que não vos ouça.

Pecado e iniquidade são tudo aquilo que está ao contrário aos princípios Bíblicos; de maneira que o melhor exemplo para entendermos o pecado podemos comparar com a luz do sol; quanto mais nos aproximamos do sol, ficamos ofuscados e cegos. Da mesma maneira acontece quando nos aproximamos do pecado, recebemos uma carga tão forte de ações malignas que não conseguimos perceber o perigo iminente que estamos nos aproximando.

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus.

Podemos observar que o pecado é o cálice do próprio veneno; e as pessoas sentem-se atraídas e escravizadas por tal ação.

Um evento da história brasileira que nunca será esquecido, é que por muito tempo durante no Brasil colônia os negros foram escravizados. No entanto, no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a “Lei Áurea”, que tornou todos os escravos livres.

No âmbito espiritual éramos escravos de satanás porque estávamos perdidos no pecado. Entretanto, a mais de dois mil anos atrás, Jesus Cristo entregou sua vida em resgate de todas as pessoas; em Jesus estamos livres da escravidão da maldade. Agora fazendo um comparativo entre as duas libertações, percebemos que Princesa Isabel usou uma caneta de ouro e assinou a “Lei Áurea”, libertando os negros da escravidão; por outro lado encontramos Jesus Cristo dando a sua vida e derramando o seu sangue para libertar os pecadores das cadeias do diabo. Mas é necessário que o aceite com o único e suficiente salvador.

João 8:34

Todo aquele que pratica pecado é do diabo. Para isso o Filho de Deus se manifestou; para destruir as obras do diabo.

I Pedro 1:18-19

18 – Portanto, estás ciente de que não foi mediante valores perecíveis como o ouro e a prata que fostes resgatados do vosso modo vazio e sem sentido.

19 – Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como o de um cordeiro sem mácula ou defeito algum.

A fonte do pecado é o resultado negativo individual da vida de cada pessoa; não a do semelhante, porque cada um dará contas de si mesmo a Deus.

Romanos 14:12

Deste modo, cada um dará contas de si mesmo a Deus, motivo de louvor e não de tropeço.

Perceba que o pecador nunca está satisfeito, sempre busca aprimorar o seu erro. O maior exemplo que podemos registrar pode ser exposto:

• Um assaltante nunca começa roubando um banco; dar início com pequenos furtos;

• O adultério inicia com um grande amor e sim em uma amizade;

• A idolatria tem a sua fé fundamentada em pequenas imagens de esculturas;

• Um grande incêndio, normalmente tem a sua origem em uma pequena fagulha.

Em relação ao pecado, tem o seu fundamento em desejos imorais que nascem no coração, e visualizados pelos os olhos carnais.

Provérbios 27:20

Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos dos homens nunca se satisfazem.

Se alterarmos o nosso pensamento em percepção a Deus, mudamos a nossa realidade espiritual. Tendo em vista que o pecado é o meio maligno que satã usa para privar o homem de alcançar a eternidade com Jesus Cristo.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site

www.missaoamerica.com.br