Mudança: Você Muda ou Você Dança!?

Me lembro de quando era adolescente, passei por uma situação de mudança que fiz de uma casa para outra casa e a minha maior dificuldade foi escolher o que eu poderia levar, em minha mudança e o que deveria deixar para trás, afinal, tudo que eu havia guardado, era importante para mim, caso contrário eu não os teria guardado e essa dificuldade me trouxe um medo de mudar.

O exercício de separar cada coisa e perceber o que cada objeto representava, abriu várias gavetas da minha memória. Afinal, um simples objeto pode representar bem mais que a simplicidade do próprio objeto.

Do mesmo modo, que acontecem com objetos, também pode acontecer com sentimentos ... há objetos que podem ser difíceis de serem descartados, pois mexem profundamente com nossas emoções.

Só de pensar em tirar as coisas do armário, e depois acomoda-las em caixas que depois terão de ser transportadas e desfeita, é de verdade algo traumático que nos faz ter medo de mudar. Se é assim para uma mudança de endereço, imagine como pode ser difícil para alguns (ou para todos) uma mudança de comportamento que signifique uma mudança real de vida.

Fazendo uma analogia com uma mudança de residência ou mesmo de local de trabalho, mas, o fato é comparar entre as duas mudanças e os traumas que uma e outra, podem provocar.

Quase sempre, uma mudança nos leva a sair de um lugar e ir para outro, deixar um lugar de conforto, onde há toda uma situação de aparente domínio sobre as circunstâncias e gera uma sensação de segurança. Porém, isso não quer dizer que esse lugar seja bom, quase sempre, o medo de mudar está em sair de um lugar conhecido para um outro, onde ainda não há conhecemos, ñ dominamos.

Uma das coisas mais complicadas em uma mudança, e que acaba nos dando medo de mudar é o fato de termos de mexer em gavetas que muitas vezes, estão lá há anos sem serem mexidas, nos confrontamos com o fato que teremos que mexer em sentimentos que há muito estão esquecidos.

E de fato, é comum que o medo de mudar, acabe se transformando em um pavor da mudança nos paralisa, afinal ao mexermos nesses sentimentos, encontramos traumas que achávamos que já tínhamos superados ou esquecidos, mas que na verdade estavam guardados nas gavetas.

Nesse lugar, o medo de mudar, muitas vezes se transforma no pavor da mudança e nesse ponto é que precisamos de alguém que nos ajude a organizar a nossa mudança, ou dançamos rss.

Dá mesma forma que precisamos de profissionais para fazermos uma mudança de endereço, precisamos também de ajuda especializada para uma mudança de atitude, pois da mesma forma que não sabemos lidar com o que acumulamos de coisas, também não sabemos lidar sozinhos com o que acumulamos de sentimentos.

Janaina Sandra
Enviado por Janaina Sandra em 14/03/2020
Código do texto: T6888129
Classificação de conteúdo: seguro