Humildade

Humildade é uma das principais virtudes humanas. Em minha tosca visão, é a segunda em importância, depois do amor.

Fui ao dicionário – e trouxe alguns significados do termo. Um deles foi “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”.

Outro, “sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a alguém ou a alguma coisa”.

E ainda “reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”.

Também “falta de luxo, de brilho; simplicidade, sobriedade”.

E o último, “condição do que é desfavorecido economicamente; pobreza, penúria.

Já ouvi que “humildade cabe em qualquer lugar”.

Me chamou a atenção o primeiro, este: “Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”.

Devido nossa condição de querer ser o primeiro, o mais importante, não querer perder, ser destaque, ser “rei da cocada preta”, estar sempre “na crista da onda”, não damos valor à humildade. Passamos quase sempre longe dela.

Eu sou assim, me esforço ao máximo para ser o primeiro, não quero ficar no fim da fila. Creio, muitos de nós, a grande maioria, não é humilde.

Por vezes tentamos sê-lo. Mas apenas aparência, apenas fachada, capa.

Devo, todos nós devemos, nos corrigir. Faço isso. E como é árdua essa tarefa. Não é fácil.

Nos desgastamos para aparentar algo que não somos. Mesmo se tivermos bom emprego, carro do ano, as viagens anuais pela Europa, América do Norte, Havaí, precisamos ser humildes.

Se pouco temos, materialmente, não precisamos mentir, aparentar grandeza – não, não.

Nosso medo é não querer ficar por baixo. Nos incomoda ficar nesse patamar, desprestigiado perante os outros.

Bem, humildade é ter consciência das próprias limitações. Gostei desta definição. Reconhecendo nossas limitações ganhamos uma força incomensurável, imensa.

Ficamos grande, ficamos “na crista da onda”, somos o primeiro da fila. Aumentamos nossa visão, ficamos desprendidos, leves.

O orgulho desfalece, leva o farelo.

Para ser humilde mantenho uma batalha feroz comigo mesmo, com meu ego.

Salatiel Hood
Enviado por Salatiel Hood em 27/01/2020
Reeditado em 27/01/2020
Código do texto: T6851713
Classificação de conteúdo: seguro