Imagem: Google



 
Riqueza

Qual o conceito de riqueza que temos em nossas mentes? Já diz o dito popular que "nem tudo que reluz, é ouro"; Conheço pessoas que aos olhos de outros são ricas - ledo engano!

Todos querem ser ricos, mas não sabem que já podem usufruir da riqueza sem, necessariamente, serem milionários. Se a pessoa tem um alto salário, mas vive na ostentação, cheio de dívidas e sem nenhum investimento, essa pessoa é um falso rico. Vive uma mentira.

Já outra que recebe um salário minimo ao mês em um modesto emprego, mas que busca outras fontes de renda, e digamos consiga somar uns 10 mil mês de renda familiar é considerada uma pessoa rica quando comparada aos seus colegas de trabalho que percebem apenas 1 salário minimo. Agora, se for uma pessoa avarenta, se o seu capital não lhe proporcionar um minimo de conforto, essa pessoa também não é rica.

O conceito de riqueza é concreto quando a pessoa consegue acumular capital, pagar as suas obrigações financeiras, ajudar ao próximo, e se permitir a fazer o que deseja. Essa pessoa é rica; Não precisa ser milionária apesar de ser o desejo de todos nós, rs.

Infelizmente, a população brasileira carece de educação financeira e isso é uma lástima para o cidadão. Se você consegue viver bem de acordo com as suas possibilidades saiba que está no caminho certo da riqueza. Jamais olhe para as possibilidades do outro, elas podem ser enganosas como nos dois casos citados acima. Não adianta faturar 3x e dever 5x, quem deve nada tem. Por outro lado, é tosco possuir 5x e apenas usar 1x para viver pensando em acumular sempre mais, depois está-se velho e para quem vai o acúmulo da "riqueza"?

Sejamos sábios na condução de nossas riquezas de acordo com as nossas possibilidades. O referencial encontra-se em nós mesmos.

Alvaniza Macedo
14/01/2020