Laços do Passado

Laços do Passado

Existe uma brincadeira de mau gosto no meio da impiedade que as pessoas gostam de citar: “O teu passado te condena”. É uma frase que aparenta inocência; mas tem uma verdadeira expressão de malícia contra o semelhante.

De maneira que o diabo aproveita desse vínculo para acusar e destruir a humanidade. E por incrível que pareça as pessoas ficam presas ao passado, esquecendo a graça de Deus derramada na face da terra através de Jesus Cristo; que perdoa os pecados de todos os homens.

II Aos Coríntios 5:17

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo.

Em relação ao Reino de Deus, quando se recebe a Jesus como único salvador; automaticamente são perdoados todos os pecados; e o homem espiritualmente torna-se novo diante de Deus.

As pessoas devem compreender que quem vive do passado é museu; por isso deve-se aceitar a realidade que Cristo morreu para justificar todos os pecadores.

Miquéias 7:19

Tornará a apiedar-se de nós, sujeitará as nossas iniquidades, e tu as lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.

Quero fazer uma pequena observação, uma vez que as pessoas não conhecedoras da Palavra de Deus, gostam de citar: “Deus lançará os pecados no mar do esquecimento”. Mas, na Bíblia Sagrada não existe nenhuma frase falando sobre “O mar do esquecimento; e sim, nas profundezas do mar.

Ora! Se houvesse o mar do esquecimento; certamente uma hora seria lembrado (Quem esquece lembra). Todavia, quando o Senhor fala nas profundezas do mar, é porque não lembrará das nossas iniquidades passadas; e sim, de um novo relacionamento com Jesus Cristo. No entanto diuturnamente nos deparamos com pessoas que não querem desprender-se dos laços dos pecados; são reféns nas redes de satanás.

Salmos 31:4

Tira-me da rede que me esconderam, pois tu és a minha força.

As pessoas que são escravizadas no passado não conseguem ter paz e alegria; uma vez que o homem natural não perdoa. Mas, na sua infinita misericórdia está pronto para perdoar todos os pecadores.

Mateus 9:13b

Disse Jesus: Pois eu não vim resgatar os justos e sim os pecadores.

O Senhor Deus não está interessado no tamanho da culpa; mas, no arrependimento. Perceba que as pessoas que condenam o semelhante, é porque continuam na prática delituosa do pecado, não querendo que os demais reconciliem-se com Jesus Cristo.

Romanos 8:2-3-4

02 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

03 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado da morte.

04 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito.

Então, somo renovados pelo amor de Deus; isso é a graça. Ao contrário do mundo que está repleto de pessoas mal resolvidas; porque não aceitam essa graça de Jesus Cristo em favor de suas vidas.

Por fim; apenas um versículo, mostrando que as coisas negativas devem ficar no passado.

Filipenses 3:13-14

13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.

14 - Prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Jesus Cristo.

Devemos aprender a lição de que, quem está em Cristo o passado não condena. Somos nova criatura.

Pastor Robson Colaço de Lucena

MMA - Ministério Missão América

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastore do Brasil