Quem És

Digas com quem tu andas; que eu digo quem tu és?

Embora o título do nosso estudo seja um ditado bem antigo; e não esteja escrito na Bíblia Sagrada como um versículo, é uma mensagem que se enquadra com muitas pessoas que tem amizades ruins.

Normalmente, nos deparamos com situações que alguém é acusado de coisas que não cometeram, tendo em vista, que estavam andando com má companhia. E estarem no lugar errado, na hora errada. Vejamos uma citação Bíblia que condiz com a situação que estamos narrando.

Provérbios 13:20

Quem anda com o sábio ficará, sábio, mas o companheiro do tolo será destruído.

Vejamos um exemplo simples para entendermos a situação; se uma virgem anda na companhia das prostitutas, será suspeita de prostituição. Da mesma sorte se um cidadão honesto estiver junto com uma quadrilha de bandidos, ficará sujeito ao um julgamento duvidoso.

No âmbito espiritual, o cristão não deve manter a união com os praticantes da idolatria, porque será configurado como idólatra; e por mais que ele diga que não gosta das imagens de escultura, não existe como justificar a sua atitude. Medite no seguinte versículo.

Malaquias 3:18

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não serve.

O verdadeiro cristão é diferente; porque a sua natureza celestial não fica unida aos delitos da manifestação na carne. Podemos tomar um exemplo bem simples para uma melhor compreensão da nossa narrativa.

No mundo animal existem muitas regras que nunca são alteradas percebe-se, que você nunca verá uma ovelha no chiqueiro de porco, se lambuzando e comendo lavagem; porque isso não condiz com a sua natureza. Da mesma sorte, não veremos os porcos pastando como as ovelhas, alimentando-se da grama e em um ambiente limpo. Existe um adágio popular que diz: “Quem se mistura com porcos, farelo come”.

Contudo, percebemos que existem muitas pessoas que a Bíblia chama de ovelhas do pasto de Deus; mas, estão no meio dos porcos (demônios), enveredando na lama do pecado e alimentando-se de todas as concupiscência da carne que são induzidas por satanás. São cristãos que professam ao Senhor Deus, mas nunca deixaram a prática exacerbada da idolatria diante das imagens de esculturas. E nesse caso podemos fazer um plágio, do adágio antes citado, e dizer: “Quem se mistura com idólatras; idolatria comete”.

Salmos 1:1

Bem aventurado é o homem que não anda no conselho do ímpio, nem se detém no caminho dos pecadores, nem assenta na roda dos escarnecedores.

O homem é elemento do meio; quer dizer, que ele torna-se aquilo com quem ou que convive. Se estiver no meio da depravação, a tendência, é seguir esse comportamento, achando uma coisa natural.

Provérbios 18:2

O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.

Outra citação que não podemos deixar de mencionar:

I Aos Coríntios 15:33

Não se deixe enganar: As má companhias corrompem os bons costumes.

A maior arma que o diabo inventou para destruir os cristão foi: “As falsas religiões”. Nelas se fala em Deus, salvação, amor e etc, para enganar aos tolos; porque o diabo jamais criaria uma religião e pregaria que a mesma é do mal.

Perceba que para se pegar uma galinha as pessoas chamam ti, ti, ti; nunca espantam dizendo; Xô, xô, xô! Dessa forma o diabo também usa artimanhas para atrair o maior número de almas humanas. Então não devemos nos acompanhar com aqueles que andam pecando depravadamente. E sim, na luz do Evangelho de Jesus Cristo.

I João 1:7

Mas, se andarmos na luz, assim como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, o Seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Que o Senhor Deus, vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

MMA - Ministério Missão América