Felicidade Faz Bagunça

Vivemos em um mundo onde há muita coisa pronta, muitas respostas, muitas prescrições de como ser e viver, mas carente de espaço para a vivência do mistério, do silêncio, da possibilidade de questionar, inventar e contemplar" (CARDELLA, 2009)

Quantas chaves andam nos oferecendo por ai. O problema é que elas não cabem na nossa porta : é chave do crescimento, é chave da vitória, é chave da felicidade.É muita receita pra pouco bolo , é muita chave pra raras formatações.As ações são reflexos de nossa forma de pensar. O pensamento é composto de fantasia , imaginação, antecipação, teorização,até que a ação se concretize. Tudo tem que acontecer na medida, e no tempo certo de cada um.

E, se isso te levar onde você sonhou, e sua vida esta sendo produtiva para você e para quem te ama, então você fez o trajeto correto. Não importa o que a ciência te diga.Não importa o tempo que você levou e em que ritmo você se conduziu.O equilíbrio dessa jornada não esta nestes extremos .O equilíbrio esta no quanto serei capaz de amar e me permitir ser amada.Pois como disse Victor Hugo "Quem ama uma pessoa vê a face de Deus ". De forma poética eu poderia completar o raciocínio com o que disse Manuel de Barros "...o tamanho das coisas há de ser medido pela intimidade que temos com elas. Há de ser como acontece com o amor."

Nestes últimos anos, na minha experiência de vida e profissional tenho observado que há pessoas que não sabem ser livres. Ainda que você abra a porta para elas, elas ficam te olhando com aquele olhar de quem esta esperando você explicar porque ela foi punida recebendo essa tal liberdade.

A Liberdade exige responsabilidade e enfrentamento do novo.Isso causa muita ansiedade. Por isso, para algumas pessoas, é melhor continuar ligado a situações ou pessoas que as sustentem em seu "Status Quo".No entanto, esse processo pode levar á estagnação , esterilidade emocional e profunda insatisfação pessoal.Ai você entende quando Carlos Drumond de Andrade falou: "A conquista pela liberdade faz tanta poeira, que por medo da bagunça,preferimos,normalmente, optar pela arrumação"

Ainda que possa parecer impossível isso é muito comum em nosso cotidiano.Sempre preferimos dar um jeitinho para não ter muito trabalho de pensar, para não sair do lugar, para não gastar muita energia, etc...A conquista exige esforço e investimento de energia,de dinheiro, de emoção, de tempo, etc.Há casos em que a pessoa prefere continuar na sua rotina e na pasmaceira de sua vida estéril,mas opta por estar lá.Segundo Denilson Paixão "A liberação do potencial de auto-realização (Uma proposta da Abordagem Centrada na Pessoa, Calr Rogers) é um processo inerente a todo ser humano , no qual se constrói a autonomia e a responsabilidade pela própria vida.

O poder desse escolha e o grau desse autonomia é o reflexo do seu processo de conscientização e mobilização frente às influências externas, pois estas são responsáveis pelo bloqueio da capacidade natural humana de se realizar e realizar no mundo.(...) A certeza de que o potencial de crescimento e transformação está dentro de cada um - e que cabe a cada um combater a apatia e o conformismo frente às representações hegemônicas e deterministas que permeiam a vida em sociedade - é um importante legado da contracultura,segundo a Abordagem Centrada na Pessoa. Assim como o desenvolvimento de uma consciência mais crítica capaz de romper paradigmas dominantes e padrões de conduta, proporcionando a manifestação natural dos potenciais de realização do homem"

Segundo esta premissa, o que considero mais complicado para mim é o caso de pessoas que nem sequer sabem que precisam ser dessa autonomia, liberdade e responsabilidade.Tem um frase que gosto muito e retrata bem isso, ela diz assim: "Libertei milhões de escravos,mas libertaria mais se eles soubesses que não eram livres"

Rosângela Brunet
Enviado por Rosângela Brunet em 06/09/2019
Código do texto: T6739103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.