Transtorno Exibicionista

Exibicionismo

O exibicionismo - É a exposição dos próprios órgãos genitais a uma pessoa desconhecida com o objetivo de conseguir excitação sexual. Esta prática inclui o desvio do coito, uma vez que a sensação de prazer é obtida mostrando os órgãos genitais a terceiros, que na maioria dos casos são mulheres ou crianças.

Dificilmente existe a tentativa de manter uma transa com a pessoa estranha no ato do exibicionismo; e são raros os casos que aconteceram abusos libidinosos, porque não é o propósito do exibicionista.

Essa pessoas não buscam o encontro sexual para o coito, pelo contrário; o orgasmo acontece muito rápido, tendo em vista a excitação mental, que na maioria dos casos é acompanhada com o ato da masturbação.

O Exibicionismo é uma forma de Parafilia; classificada como doença que recebe a classificação no Código Internacional de Doenças - CID 10 - F65.2.

Quem sofre deste distúrbio tem um comportamento inquieto, com fantasias e impulsos intensos que na verdade resulta em grande sofrimento psicológico.

Na maioria dos casos, os homens predominam; sendo a masturbação o ponto forte na hora da exibição, uma vez que expõem as suas fantasias sobre os outro. Tem plena consciência que podem surpreender, impressionar ou até mesmo chocar o observador, que na verdade é pego(a), de surpresa e ficam sem entender o que está acontecendo.

Uma vez que o exibicionista tem conhecimento do seu erro, pode ser configurado como crime e ao mesmo tempo pecado diante de Deus.

Romanos 5:12

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram

O Exibicionismo anda de braços dados com o Voyeurismo; e ambos tem dois pontos fundamentais atuantes.

01 - Exibicionismo Com Sentido

02 - Exibicionismo Agressivo

01 - No Exibicionismo Com Sentido - Existem casa apropriadas, ou grupos de pessoas que comungam com o mesmo pensamento, praticando swingers (troca de casais), ménage à tróis (sexo com três pessoas) e os diversos fetiches praticados pelas pessoas sem estabilidade mental e sexual. Alguns motéis oferecem um quarto especial conhecido como aquário; de maneira que um casal, ou grupo de pessoas ficam dentro dele nas suas práticas sexuais, e os vidros especiais não permite ver quem está fora. E no lado de dentro fica o Exibicionista praticando sexo dentro do aquário. Mas, com a permissão.

Agora temos dos grupos:

A - Exibicionista - Mostrando a sua nudez ou praticando sexo com outros;

B - Voyeur - Que adora observar os demais fazer sexo ou ficar sem roupas para alimentar a sua saga psicológica.

02 - Exibicionista Agressivo - Que fica exposto a sua sexualidade as outras pessoas, mesmo sem consentimento. De maneira que são invasivos podendo serem vistos nas praças, nas casas ou apartamentos sanitários públicos, residência de vizinhos, e demais situações que se possa imaginar. É um comportamento abominado por toda pessoa de bom senso, e não existe como aceitar uma invasão de privacidade para uma exposição de nudez indesejada. Todavia, a maneira mais poderosa para vencer esse mal hábito é através da Palavra de Deus.

Efésio 5:3

Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos.

Agora não podemos negar uma particularidade do Exibicionismo; é que os praticantes dessa ação, são solitários, egoístas, frios e sem caráter. De maneira que não procura o lugar adequado para dar vazão a essa parafilia. Isso é: Os motéis que tem um aquário (quarto adequado) para realização dessa prática, de uma maneira legalizada. Ou até mesmo grupos de swingers que são organizados nas cidades. Com essa citação, não estou de acordo com o pecado, nem tão pouco sendo simpatizante da exibição sexual.

Todavia, como essas pessoas não são cristãs e preferem ficar na prática do pecado; então que se reservem um pouco para que a sociedade não seja violada, e as mulheres e crianças em especial, não sintam-se constrangidas através da loucura de um maníaco sexual.

I Timóteo 4:1-2

01 - Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de Demônios;

02 - Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência.

II - Pedro 2:10

Especialmente os que segue o desejo impuro da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não tem medo de difamar os seres celestiais.

O nosso objetivo não é sentenciar o exibicionista e condená-los como os piores pecadores; mas, não podemos inocentá-los, uma vez que essa prática maliciosa, acontece em sã consciência. Isso é. Essas pessoas sabem o que estão praticando. Veja uma informação tremenda sobre o exibicionista.

Uma média de 30% dos molestadores sexuais masculinos presos são exibicionistas. Eles possuem a taxa de recidiva mais alta de todos os molestadores sexuais; em torno de 20 a 50% são presos novamente. Os mesmos têm o comportamento antissocial com transtorno de conduta; sofrem de disfunção sexual; são casados; mas, tem um relacionamento problemático em decorrência do distúrbio do exibicionismo.

Vejamos um versículo que se adequa a mulher exibicionista.

Provérbios 7:10-11

E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração.

Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés.

Vimos que o Exibicionista é vazio e solitário; tendo como ápice para o seu preenchimento interior, a exposição dos seus órgãos genitais, o que promove profunda excitação sexual; porque dentro de si existe um grande desejo de ser observado(a) por outra pessoa durante a sua atividade sexual.

O Transtorno F65.2 (Exibicionismo), é envolvido por uma fantasia tão descontrolada que logo após o ato, acontece uma grande angústia e depressão; o que os faz parar um pouco de tempo, vindo logo após a compulsão em realizar tudo novamente.

I João 2:16

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

De certa forma, estamos vivendo a Era do Exibicionismo, tendo em vista que essa ação pode manifestar-se através de alguns programas de televisão, onde promovem os Reality Shows, com um grupo de artistas confinados em casas ou fazendas, levando a vida na rotina; enquanto diversas câmeras são espalhadas na localidade para que um público possa espreitar todos os movimentos dos mesmos; desde as necessidades básicas fisiológicas, o ato sexual e roupas insinuantes para exporem as suas intimidades.

Não podemos negar que a maioria das pessoas tem um determinado grau de exibicionismo, sendo mais visíveis nas mulheres que adoram um decote avantajado, e as mini saias ou shorts, sem falar nas roupas de praia que mostra além do que se deveria.

Eu outros casos podemos citar os casos dos/das que o postam nudes nas redes sociais, para ganharem as tradicionais curtidas. Tudo isso é um forma de exibição, e ninguém pode negar. No entanto, nesses casos não está classificado como o Distúrbio de Exibicionismo; mas, deve ser observado para que no futuro não se agrave o desejo de postar fotografias sensuais, e se transforme em algo destrutivo para o caráter.

Mas para quem serve a Jesus Cristo, deve-se abster-se dessa prática, uma vez que Deus instituiu o casamento exatamente para a prática sexual.

I Pedro 2:11

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma.

Devemos abster-se de toda conduta que nos separa do amor de Deus; porque somos seres espirituais, imagem e semelhança de Deus, e sendo assim não devemos cair na depravação da carne, para não perdermos a salvação eterna.

I Pedro 2:9

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Que a sua vida seja abençoada rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

MMA - Ministério Missão América