Depressão Sem Deus

Depressão Sem Deus

É notório que as pessoas da atualidade estão ficando solitárias; por sua vez esse evento catastrófico gera a depressão; cumprindo uma frase antiga que cita: “Sozinho na multidão”. Que é o quadro típico de hoje.

O homem pode ter muitas amizades, mas está compactando-as em um âmbito virtual, dos grupos de relacionamento social na internet. De maneira que não existe aperto de mãos, o calor do abraço e o tradicional olho a olho. Sem falar do pior agravante que é a exclusão de Deus em suas vidas.

Quando uma pessoa começa a trilhar por esse caminho, sabe qual o pensamento profundo que processado todos os dias? É “Eu quero morrer!” Essa é a idéia secreta de quem está triste e deprimido.

Vejamos um exemplo na Bíblia Sagrada.

I Reis 19:4

Elias, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro, e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor que meus pais.

Percebemos que o profeta Elias estava deprimido, pelo motivo que a rainha Jezabel esposa do rei Acabe, estava perseguindo o mesmo, é havia jurado que em menos de um dia Elias não mais existiria na face da terra.

Agora vamos analisar o quadro que o profeta estava envolvido; o tal dizia que queria morrer; mas, não era verdade. Ora! Se ele quisesse morrer não teria viajado em direção contrário a distância de um dia; e sim, iria para onde a rainha Jezabel estava. O que facilitaria a sua morte. Então, o que o Profeta, assim como muitas pessoas quer é a presença de Deus; de maneira que a frase certa deve se: “Eu quero Deus!”

Perceba que a raça humana hoje está sofrendo abandono, traumas e cicatrizes profunda na alma, por desprezarem a presença Divina do Senhor. E durante todo o dia nos deparamos com pessoas carentes espiritualmente, psicologicamente, afetivamente e financeiramente. De modo que quando se encontram nessa situação, abre-se um flanco enorme no coração para a depressão e desejo de morte.

Evento que pode ser resolvido facilmente com a presença de Deus.

Salmos 16:11

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegria; a tua mão direita há delícias perpetuamente.

Todavia a rejeição é a ferida mais profunda na alma humana, e quando o homem despreza a Deus, automaticamente sente-se rejeitado; e nessa hora que o coração fica partido, e isso dói demais.

Agora imagina a maior parte dos pecadores dando as costas para Deus; certamente será promovido um grande esfriamento na face da terra.

Mateus 24:12

Disse Jesus: E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará.

Está prescrito o principal motivo da depressão assolar as pessoas; que é a iniquidade (pecado), acompanhado da rejeição.

Comumente ouvimos muitos dizerem: “Eu tenho um relacionamento pessoal com Deus”; mas, isso é da boca para fora. A prova do que estou escrevendo é que os tais não leem a Bíblia Sagrada, não oram, não evangelizam e etc. De maneira que são frias, calculistas interesseiras e malignas. Mais amigas de um desconhecido(a) que foi adicionado em uma rede social (facebook), que do Senhor; chegando a ponto de todos os dias dar a tradicional curtida e comentário hipócritas.

O apóstolo Paulo foi contundente quando narrou um comentário Bíblico, mostrando que o homem adoram mais a criatura, que o criador.

Romanos 1:25

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura, que o criador, que é bendito eternamente, amém.

Desperte enquanto é tempo, passe a adorar ao Senhor Deus em espírito e verdade que a sua vida mudará para melhor. Amém!

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

MMA - Ministério Missão América