Os Sonhos de José

"Passando pois os mercadores midianitas tiram e alçaram José da cova e venderam José por vinte moedas de prata aos ismaelitas aos quais levaram José ao Egito(...)"

Gênesis27-29(37)

José viveu muitos anos como escravo.A situação em que possa viver qualquer escravo é desumana.Outra noite lendo jornais soube de uma notícia perturbadora.Tratava-se da escravidão sexual infantil no Afeganistão.

Meninos são sequestrados,comprados de suas famílias e feitos objetos sexuais até a idade adulta.Até completarem dezoito anos vivem escravos sexuais de homens poderosos nesse país,como políticos,militares e senhores da guerra.E entre esses senhores estão os norte-americanos.Militares dos Estados Unidos passam por aqueles campos devastados e olham criancinhas sendo estupradas,sendo escravos sexuais e seguem sua rotina.

É triste.É cruel.Choro por eles.E pergunto a Deus,o que podemos fazer?

José foi escravo.A escravidão é cruel.A dor de qualquer escravidão é cortante.

Muitos de nós sabemos o que é ser escravo.Escravo de patrões,de familiares,de desconhecidos e conhecidos.Pode ser uma escravidão física,emocional,sexual.Escravidão.

Dor,sentimentos de culpa,rancor,medo angustia,feridas emocionais profundas e cicatrizes invisíveis.

Há escravos crianças,mulheres,homens e animais.Alguns escravos morrem.José era escravo.Muitos pregadores se deliciam com o final feliz de José.Ele tornou-se um governador bem sucedido,bem casado,rico que perdoou os irmãos que o venderam de forma cruel.

José do Egito.Linda história de Amor.Mas o que me intriga é como viveu o José escravo?Como ele trabalhava com amor e excelência pra senhores maldosos?Afinal era gente ruim que o comprou.Gente que vivia no luxo sustentado por trabalho escravo.E se em algum momento esses senhores foram generosos havia o interesse no trabalho interessante e bem feito de José.E mais que isso no trabalho, que Deus prosperava através do escravo hebreu.

Como era o emocional desse homem forte?Como suportava a dor e a saudade do pai amado?Como conviver com a sensação de abandono e traição por parte dos irmãos?

Mas José não tinha rancor,não queria vingança;

José sem ajuda de médicos conseguiu o que anos de terapia talvez não conseguissem;

Manter-se saudável emocionalmente,equilibrado,feliz,puro e sonhador.Ele devia amar e perdoar todo dia sua família,seus senhores e seu carrascos.

José sem família.José escravo.E O Senhor era com ele.E como seria?

SARAH MENDES
Enviado por SARAH MENDES em 16/07/2019
Reeditado em 16/07/2019
Código do texto: T6697367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.