A Conquista

A Conquista

Tem pessoas que passam toda a vida trabalhando em prol da conquista de outrem, e chegam ao ponto de esquecer de si mesmas. Vejamos como acontece esse evento.

• Muitos se dedicam a um partido político; e quando determinada pessoa chega ao poder, automaticamente esquece daqueles que trabalharam para que ele chegasse ao sucesso;

• Existe aqueles que lutam para que a sua empresa prospere; e em contra partida as suas vidas estão entravadas porque os seus chefes não dão a mínima pelo esforço dos seus funcionários;

• Não podemos deixar de mencionar os que se dedicam para o crescimento do seu pais, contribuem com impostos; todavia, as lideranças políticas estão indiferentes a esse grupo de heróis.

Devemos lutar por todas estas coisas, mas nunca colocar a vida limitada aos bens materiais. E sim, com o que tem relação com Deus, porque a maior das conquistas são no âmbito espiritual.

Romanos 8:37

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Logicamente quem nos ama em primeiro lugar é Jesus Cristo.

Ao longo da nossa jornada no mundo material acontecerá muitos desafios, derrotas e várias frustações quem tem o propósito de nos provar para receber uma bênção especial. Mas, em outra extremidade, os que busca as coisas de Deus tem uma vida mais fácil, desenrolada com grandes livramentos. Para que algo dessa magnitude aconteça, as pessoas devem ser praticantes da fé.

Hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Perceba que a medida que nos aproximamos de Deus as coisas boas começam a acontecer. Contudo, quando nos distanciamos das suas virtudes, começa a desabar uma sequência catastrófica de eventos ao nosso redor. Por essas e muitas outras razões é que devemos trabalhar em prol das nossas conquistas.

E nunca conquistar os ideais de das outras pessoas, porque isso ficou na idade antiga quando os soldados medievais lutava entregando as suas próprias vidas para que um soberano reinasse sozinho, desfrutando de todos os prazer e mordomias, enquanto os vassalos passavam fome e as diversas adversidades no campo de batalha.

Tem um distúrbio chamado de “EROTOMIA” ou “SINDROME DE CLERAMBAUT”, onde a pessoa admira tanto a outra que passa a viver a vida da mesma. Pensa que é aquela pessoa admirada. Acontece muito com aqueles que são fãs de alguém famoso.

Se vestem, falam, se comportam como os tais; e a única recompensa que recebem é o nome de sósia (parecido/parecida).

Cada pessoa é única, não existe ninguém igual, ainda que um dia os cientistas consigam criar um clone. Pode até ter os mesmos traços, mas nunca totalmente iguais. Por isso é que as nossas conquistas, especialmente em relação com a salvação, é individual; de maneira que cada um dará conta de si diante de Deus. Vejamos o que a Bíblia diz a respeito.

Romanos 14:11-12

11- Porque está escrito: Como Eu vivo, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará a mim, e toda língua confessará a Deus.

12 – De maneira que cada um dará conta de si mesmo a Deus.

Então devemos ter as nossas próprias conquistas, porque assim como um ser humano não pode desfrutar totalmente da aquisição do seu semelhante, bem como não dará contas da obra dos demais diante do Senhor.

I Aos Coríntios 15:57

Mas graças a Deus, que nos dar a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

Perceba que a vitória da salvação é individual, e o único que redime o pecador da condenação eterna, é Jesus.

Por fim, você aprendeu que deve ter as suas próprias conquistas e sucessos. Mas não esquecendo de ajudar ao semelhante para que eles também consigam vencer todos os desafios da vida.

Que o Senhor Jesus, vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat. 16595