O Jeitinho Brasileiro

O Jeitinho Brasileiro

Irei começar a nossa pequena temática perguntando: Porque o brasileiro é conhecido pela sua desonestidade?

Existe um jargão que predomina no meio do povo que é citado em determinado momento de um negócio que alguém quer tirar vantagem; Essa frase é a seguinte: “Vamos dar um jeitinho brasileiro” Que literalmente significa - Dar um jeitinho no jeitinho. E esse jeitinho por sua vez significa: Astúcia para conseguir algo.

Voltando um pouco na história do brasil, nos anos de 1500 - 1700; cerca de mil portugueses se destacaram para colonizar as terras brasileiras. O ponto forte para conquistar foi barganhar a terra dos índios, foi enganar os nativos dando bugigangas, como: espelhos, bijuterias, brinquedos e os mais variados souvenirs. Logo depois a entrada do trabalho escravo dos africanos que foram prisioneiros e humilhado por muitos anos.

Perceba que a desonestidade vem desde os tempos antigos, como um vício que contamina a sociedade. Todavia, esse jeitinho brasileiro, entrou no seio da Igreja do Senhor, o que desabona uma conduta duvidosa para os que querem seguir essa facilidade bestial. Vejamos o que a Bíblia diz a respeito.

II Tessalonicenses 3:10-11-12

10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar não coma também.

11 - Portanto, ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.

12 - Esses tais, porém, mandamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.

Perceba que é um texto que direciona um forte advertência para maioria dos pastores, e ao mesmo tempo tem conotação para aqueles que levam a vida secular sem querer trabalhar para sustentar as suas famílias.

Tem muitas pessoas com um título de pastor, e a vida de vagabundo, querendo enriquecer à custas do evangelho.

Os tais quando se deparam com uma mensagem como essa; imediatamente dizem que é pecado o homem de Deus trabalhar na vida secular, Citam esse jargão, como se os demais profissionais não fossem homens e mulheres de Deus. De maneira que é pecado trabalhar; mas não é pecado receber o dinheiro dos que trabalham no mundo secular. Isso é uma verdadeira contradição.

Vejamos outra advertência do Apóstolo Paulo.

II Aos Coríntios 4:2

Porém temos anunciado as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando em astúcia, nem mercadejando com a Palavra de Deus, mas pela manifestação da verdade recompensando-nos a consciência de todos os homens diante da verdade de Deus. ]

Então a Bíblia Sagrada é bem clara a respeito dos que querem dar um jeitinho brasileiro para tirar proveito de uma situação. De maneira que é um grande pecado enganar o semelhante.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat. 16595

Avaliação:

Nome:____________________________________________________

E-mail:____________________________________________________

01 - Fale a respeito do que é o “Jeitinho brasileiro?

02- Em que anos se destacou a colonização das terras brasileira?

03 - Quantos portugueses se destacaram nessa colonização?

04 - O que os portugueses doou aos índios no Brasil?

05 - Qual o povo que foi escravizado?

06 - Escreva o versículo II Aos Coríntios 4:2:

07- A Bíblia Sagrada é bem clara a respeito de que?