JUDÔ... ALÉM DA LUTA
 
                O Judô é um dos esportes maravilhosos no seu conteúdo e com amplos benefícios oferecidos aos praticantes, mas só com o tempo vivido na prática é que os que optaram pelo caminho suave  conseguem entender que ele... o judô é bem mais amplo no seu conteúdo e tem um valor não só pelos exercícios e pelas lutas e vitórias alcançadas...ou não... mas o entender que ao treinar as técnicas específicas, elas nos levam ao um lado que eu poderia citar como: ALÉM DA LUTA. Digo além no sentido de ser mais distante e também além pela sua importância.
 O lado competitivo, o lutar bem e os títulos conquistados ficam na história e são importantes... mas não passam de momentos vividos onde a atividade física pela juventude, está mais presente - são conquistas com as suas merecidas glórias e estima. Tem alguns judocas que após esses bons momentos vivenciados na competição, ficam envoltos por elas como se o judô terminasse ali, quando não tem mais garras e vontade dos enfrentamentos.  
Alguns judocas param pelas lesões sofridas e outros porque seu corpo não suporta mais treinos competitivos intensos e alguns ficam sem conhecer o melhor desta arte que é o judô além da luta... onde se aprende a construir o caráter.
 Tem os praticantes que não param de treinar, seguem a sua prática ampliando o seu conhecimento... que nunca termina... porque começam a se envolver com  filosofia como uma arte,  importante na própria vida... que o judô oferece.
                Eu conheci o “judô além da luta” com o envolvimento na sua essência e no entender o que o nosso mestre Jigoro Kano sempre quis nos ensinar... e isso leva tempo...  treinei muito tentando apenas em lutar e querer ser um dos melhores, porque na academia sempre se valorizava a qualidade da luta e pouco se falava da essência da arte e essa essência a gente  começava aprender pela disciplina presente nos treinos, as saudações, o respeito aos mestres e aos colegas.
Nesses treinos eu também conheci os perigos das lesões, que não deveriam acontecer, mas é muito difícil ver algum atleta sem um tipo de lesão... além das lesões comuns, tive que operar um joelho e o outro com rompimento do menisco e artrose que me impediram de tornar-me um lutador de ponta, mas não impedira-me de dar a continuidade e conhecer o judô além da luta treinando aos 75 anos sempre tentando me aprofundar no porque da sua essência e seus benefícios para a vida... “ minha vitória maior foi do tempo treinado do que os adversários vencidos”.             
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 02/10/2018
Reeditado em 25/09/2020
Código do texto: T6465497
Classificação de conteúdo: seguro