Coragem

Coragem

A mídia atual apresenta propagandas enganosas sobre coragem para realizar grandes coisas chegando ao ponto dos homens que não conhece a Jesus Cristo como salvador, praticarem atrocidades como a maior normalidade.

Entre as tais, encontramos pessoas matando, roubando, traindo, suicidando e outras ações malignas contra o corpo e a salvação eterna.

Em contrapartida podemos nos deparar com muitas passagens Bíblicas onde o Senhor Deus ensina e incentiva o homem a usar a coragem para vencer os obstáculos e ter comunhão como as coisas do céu.

Josué 1:9

Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espante, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde andares.

Tem um adágio popular que diz: “Quem anda com Jesus não teme assombrações”. É verdade; tendo em vista que a presença do Senhor em nossas vidas, proporciona a verdadeira coragem.

Outra grande citação foi citada pelo salmista, quando passava por um momento difícil, e o foi consolado.

Salmo 27:14

Espere no Senhor; seja forte! Coragem!

Espere no Senhor.

Perceba que quando todo e qualquer projeto humano está dentro do padrão de Deus, tudo vai bem, e coragem é o que não falta dar prosseguimento ao mesmo.

Em contradição, o pecador aparenta ter coragem, esperando em tudo na terra; menos em Deus. E quando está entregue aos devaneios, se deparam com eventos hediondos, como o caso de alguns homens querendo ser do sexo oposto; outros curvam-se diante de uma imagem de escultura para adorar dizendo ser deus; encontramos vários casos dos que matam, traem e roubam defendendo ser um coisa natural. (Isso é uma coragem absurda).

Com essas ações nefastas percebemos que o homem da atualidade tem coragem de seguir e servir aos demônios, e temem tudo que tem relação com Deus. Daí vem a origem de duas palavras.

1 - Teofobia - Pavor, medo de Deus;

2 - Demoniofilia - Amor, atração, carinho com os demônios.

Entretanto, a Bíblia Sagrada, nos entrega grandes livramentos e vitórias; mas temos que tomar posse deles.

Isaías 43:5

Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente.

De maneira, que os filhos de Deus recebem todas as dádivas celestiais, enquanto os desobedientes à Palavra, passam uma existência de sofrimento e por fim a condenação eterna. Vejamos, mais um versículo de livramento.

Isaías 41:13

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que segura pela sua mão direita e diz a você: Não temas; Eu o ajudarei.

Os que servem ao Senhor Deus, estão sempre contando as maravilhas que Ele tem realizado na face da terra, isso porque recebem o Espírito Santo, citado muitas vezes na Sagrada Escritura como o Consolador.

Romanos 8:15

Pois vocês não receberam um Espírito que vos escravize para novamente temerem, mas recebestes o Espírito que vos torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

O Senhor, jamais nos daria coisa ruins; o motivo que sofremos é porque procuramos um relacionamento pessoal com o diabo, gerando dessa maneira o pecado. Padecemos porque queremos, mas ainda é tempo de reconciliar com Deus, através do sacrifício propiciatório de Jesus Cristo.

Por fim:

II Timóteo 1:7

Porque Deus não tem nos dado espírito de covardia, ma de poder, de amor e de moderação.

Que o Senhor, vos abençoe rica e abundantemente.

Pr Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Conselho dos Pastores do Brasil