Nada a perder em ser honesto...

Nada a perder...

Hoje pela manhã a minha doce cunhadinha veio até aqui para aproveitar e tentar um emprego, pois o seu namorado que a assumiu em suas despesas, mas com a vinda dos filhos da Bahia e que os gastos aumentaram e ela não está mais trabalhando, pois perdeu o emprego e daí o mesmo parou de dar o apoio em seu aluguel e demais gastos, que os seus enteados recebem uma ajuda de custo como pensão do ex marido dela, que atualmente está na Inglaterra...

Assim a busca de emprego pois em sua casa ela não tem internet e computador disponível e apenas no celular não é tão fácil encaminhar currículos para as empresas contratantes???

Como de longa data a conheço e sempre que posso oriento para que ela faça um currículo sucinto e sem tantas mentiras, pois normalmente na entrevista acabam descobrindo que o currículo nada tem de verdades que são desmentidas em pleno brainstorming ( ou tempestade cerebrais ) que vários candidatos discutem um problema e define uma solução, e geralmente não é normal quem tenha boa experiência fique calado e quem muito mente nesse momento nem abre a boca, pois nada sabe para mostrar o seu valor???

Diga sempre a verdade, não apenas no currículo com a sua experiência conquistada durante sua vida profissional em que temos condições de amealhar conhecimentos práticos e teóricos para que possamos dar a nossa contribuição com a nossa bagagem anterior conquistada em outros empregos similares ou não???

Assim quando posso oriento que ela com a sua maneira simpática e sempre carismática, possa dar mostrar de seu valor de atenção para com o próximo ouvindo bastante e falando menos, pois sempre os que falam muito acabam não sendo aprovados, pois aprenda que os japoneses, o que falam menos geralmente são os que decidem em qualquer reunião de comando ou decisão para um projeto, pois geralmente que fala muito não presta atenção adequada as ideias de seus rivais ou parceiros em uma reunião, e o que menos fala presta a maior atenção nas ideias surgidas durante esse brainstorming que facilita a sua decisão!!!

Sei que nem sempre sou ouvido nos meus conselhos, pois a vida nos ensina muito durante nosso profissionalismo que devemos aprender com os menos superiores, pois como disse um Diretor da Chevrolet, que ao chegar na empresa... colocou no saguão:- O organograma da empresa mostrando a cada um a sua responsabilidade!!! E ele lá está o no topo do Organograma... ou seja quem decide é ele....

No dia seguinte a giz... um funcionário maldoso, mas tão observador escreveu apenas:- As boas ideias sempre sobem... mas nunca descem!!!

Naquele mesmo dia todo o organograma foi simplesmente desmontado, pois tal exemplo de que nem sempre diretores são suprassumos de inteligência e raciocínio lógico necessário para decidir corretamente, e claro foi um banho de água fria em suas pretensões de querer mandar e achar que seria ele o único manda chuva da empresa!!!!

Assim somos nós muitas vezes guindados para uma posição que não merecemos e acabamos não prestando bons serviços a empresa, pois o bom profissional sabe a sua capacidade e também até onde tem sua capacidade de decidir com talento inato, ou aprendido durante sua experiência adquirida durante seu tempo de trabalho em sua vida profissional???

Não temos nada a perder se somos honestos, éticos e profissionais, pois podemos tudo durante as oito horas de serviço, pois aqueles que adoram as horas extraordinárias para ganhar um pouco mais, com certeza numa avaliação da Chefia, serão os primeiros a serem descartados, pois não fazem o serviço a tempo e ficam protelando para ter essas horas extras que melhoram seu salário, mas demonstram a má fé de que poderiam ser mais competentes e terminar o serviço a tempo e demonstrar a sua capacidade a pleno vapor que são sempre esses guindados para a Chefia, Supervisão Geral ou até mesmo a Diretoria!!!

Faça a sua parte a tempo e se precisar ajudar a sua equipe a dirimir dúvidas para que outros também terminem o serviço a tempo, demonstra a qualidade de profissional que és, em prol dos demais faz com que todos mereçam o mérito de equipe, e isso é demais computado como valor intrínseco de sua capacidade de liderança e pro-atividade!!!

Jamais critique alguém sem a sua presença para que possa se defender pois é má fé de prejudicar não a quem critica, mas a si mesmo como um profissional não confiável como Supervisor ou técnico, pois mostra que não tem noção de que outros que participam da equipe possam se sentir melindrados que quando não estão presentes, estarão sendo criticados por você numa próxima reunião de equipe... e infelizmente isso é muito comum em nossos dias, por falta de comprometimento com a equipe que deve ser um só corpo, pois somos vencedores quando junto estamos e mostramos o nosso valor profissional, em qualquer parte da empresa, seja aqui no Brasil ou até mesmo em obras no estrangeiro, onde cada um de nós é muito mais uma peça insubstituível, pois achar outro para substituir um colega ausente por doença ou algo como licença maternidade porque ela foi ter seu filho, ou você é pai e vai ficar por alguns dias ausente e os demais terão que dar um jeito em que seu serviço possa ter continuidade, por isso todos por um e um por todos é o lema da empresa em qualquer parte do planeta!!!

Já trabalhei com chineses em uma obra da Invista, aqui em Paulínia e os supervisores pegavam juntos no batente... jamais chegavam atrasados nem um minuto e como tínhamos 15 minutos de ginástica laboral e mais 15 minutos de diálogo diário de Segurança (DDS), eles preferiam chegar meia hora mais cedo para que pudessem trabalhar o horário normal, até a hora do almoço, e jamais saiam do posto de trabalho nenhum minuto antes do horário predeterminado, e no retorno do almoço sempre estavam já no horário correto, e não iam como os brasileiros depois do horário irem escovar os dentes, e assim perdendo tempo de trabalho!!!

Tal comportamento demonstra que todos são responsáveis, desde o líder como seus comandados, e isso faz a diferença na raça trabalhadora que diferencia com os demais que nem sempre cumprem o seu horário previsto, e faz com que aos poucos confiamos menos nos nossos colaboradores relapsos que se acham insubstituíveis e quando são dispensados acham que a chefia é irresponsável de dispensá-los antes do final da obra!!!

O ditado que diz:- “ Antes só do que mal acompanhado!!!” cabe bem ao exemplo acima em qualquer parte do território nacional, pois trabalhando em 16 estados dessa nação, não tive oportunidade de conhecer profissionais que eu pudesse observar e pudesse elogiar pelo seu comportamento profissional a qualquer prova com sua chefia por perto ou sem a chefia, pois alguns quando o chefe está presente não sai da área antes da hora, mas na ausência da chefia... muitas vezes meia hora antes já foi almoçar, ou vai ao banco e se esquece do horário de trabalho sem a devida autorização para saída de seu posto de trabalho que se fosse em produção seriada daria um prejuízo enorme a produção, se não houvesse o substituto para a sua ausência???

Tai amigos, o que o currículo nem sempre mostra a sua capacidade e sua competência e obediência as normas e procedimentos estabelecidos para a sua função dentro da empresa, que define desde o diretor da empresa até o faxineiro ou o porteiro da empresa???

Nota do autor:- Conselho fosse bom... com certeza eu vendia e estaria rico!!!