Desafios
 
Na vida todos temos os nossos desafios pessoais. Quanto piores pareçam ser, mais estão em evidência para serem vencidos com sabedoria, generosidade e um toque de amor. Fácil falar? Não para quem já venceu muitos desafios e que sabe que ainda há vários por vir.
Os desafios de uma pessoa estão nestes setores: afetivo/familiar, profissional, saúde. Sabe aquela relação com o pai ou a mãe, com um irmão, ou até enteados e sogros ou genros que sempre tem um problema de intolerância com o outro por questões às vezes bobas para quem está de fora, mas que para si é um completo inferno? Eis um desafio a ser vencido. A primeira etapa é descobrir o que este desafio quer lhe ensinar. Qual o seu papel e o do outro nesta relação desafiadora? Quais aprendizados estão envolvidos?
No profissional não é diferente. Onde está o limite entre a sua satisfação pessoal e a sua satisfação financeira? É importante não lutar contra os anseios, mas é imprescindível sempre analisá-los e ponderá-los, afinal tudo na vida é norteado pelo equilíbrio. É de suma importância reconhecer os seus talentos e usá-los não só para o seu crescimento pessoal, mas também reconhecer como os seus talentos poderão ser úteis para o mundo ao seu redor. Qual o seu papel na sociedade? Ninguém veio ao mundo para viver somente para si.  Outra questão muito importante é valorizar-se, mas também ter humildade e generosidade para com o colega reconhecendo que o seu próximo também tem seus valores e seus méritos.
E quanto à saúde? Eis o desafio mais difícil. Esta pode ser a sua própria ou a de um ente querido. O que a doença revela sobre você e seu tempo de vida? Somente médicos e remédios para o corpo não resolverão os problemas. É importante ver qual parte de sua alma está doente e o porquê está. A solução para as doenças pode vir até mesmo ao longo da sua existência enquanto ser que possui alma e que está submetido ao continum do tempo que não acaba com a morte física, o que não pode ser desanimador.
É um processo. É uma passagem. Curar a alma hoje lhe propiciará uma próxima passagem no futuro, que nem será tão distante, pode ser ainda, inclusive, nesta existência. Isso serve para a cura da alma que adoece não só o corpo, mas também a realização em todos os setores da vida. Por que não se prospera financeiramente ou por que não se realiza afetivamente? Onde está a lição? É um desafio pessoal, às vezes até mesmo solitário, mas que precisa ser vencido. Por que sempre me desentendo com as pessoas ao meu redor? Será que falta desenvolver generosidade?
Generosidade não significa apenas doar bens ou propiciar ajuda de qualquer forma ao outro, mas significa também não ser tão cruel nos julgamentos, nas atitudes em momentos críticos e também ter humildade para ouvir e ver o outro na manifestação de suas virtudes ou de seus defeitos. Cada um está em um estágio de desenvolvimento na vida em cada virtude. Em algumas virtudes você já alcançou a evolução, em outras ainda não; o seu próximo também. A compaixão pelo outro também é importante, toda história tem suas diferentes versões, seja gentil em seus julgamentos, procure olhar dos dois lados, sinta-se dos dois lados e, no final, perceberá que não é possível condenar o seu próximo.
Seja gentil inclusive com você mesmo não acumulando culpas pelo caminho. Errar, todos erram.
Perdoe-se. Perdoe o próximo. Reconheça o erro e não erre mais, é bíblico! O Perdão é uma das maiores manifestações do Amor. Isso não significa conviver novamente com as pessoas que um dia lhe fizeram mal, mas sim libertá-las do peso da culpa. Libertando o próximo, você também se liberta da memória da dor e até mesmo da doença que essa dor lhe causou. Lembre-se, todos nós estamos sujeitos aos desafios, e isso implica em errar e acertar. Todos erram. Todos acertam. Todos, inclusive você mesmo, merecem perdão e libertação da dor.
Este texto não era para ser moralista. Era para ser apenas uma explanação sobre os desafios que a vida nos proporciona, mas como fazê-lo sem parecer moralista? Não sou perfeita, nem exemplo; sou apenas alguém buscando o equilíbrio na suposta desordem do mundo. Não há perfeição neste mundo e nem haverá, é um mundo de desafios, seja gentil comigo, seja gentil consigo e com o outro!
Por algum motivo, escrevi este texto. Talvez esse seja até mesmo para organizar minhas experiências e me preparar para um próximo desafio. Talvez seja para ser solidária com a dor do desafio do leitor que está comigo até agora. Não sei. Tudo, de alguma forma, tem uma função que nem sempre saberemos de pronto. O importante é estar disposto a seguir a intuição e o anseio da alma em curar-se e ser gentil com o mundo.

 
 
 
 
 
Marília Francisco
Enviado por Marília Francisco em 08/02/2018
Código do texto: T6248432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.