UM SEMÁFORO PARA A NOSSA VIDA

O semáforo é um dos elementos mais característicos das ruas de qualquer cidade do mundo e um dos sinais de trânsito mais importantes dos quais devemos prestar atenção, uma vez que sua função é regular o trânsito dos veículos e pedestres. Isso através de suas três luzes disponíveis, que se acendem de maneira alternada, permitem que tanto os automóveis como os pedestres saibam a hora de parar, que devem ficar alertas pelo pouco tempo que se tem para transitar ou se estão livres para seguir adiante e circular pela via.

Pois bem! Há momentos na vida que devemos proceder como se estivéssemos diante de um semáforo. Pode parecer tão simples essa situação porém aquelas três cores disponíveis do semáforo pode nos fazer refletir sobre nossa vida. Digo isso, pois se não fossem os semáforos a nossa conduta no trânsito seria algo devastador. Sem regras a cumprir, nós seres humanos temos uma forte tendência ao erro.

Então, o que fazer diante das cores VERMELHA, AMARELA E VERDE?

VERMELHA – Assim como a sua função no transito é fazer o motorista parar, na nossa vida também temos que parar uma vez por outra para refletirmos sobre tudo e sobre todos que estão ao nosso redor. Refletirmos sobre nossas ações, posturas, sentimentos e relacionamentos. Se não agirmos assim, estaremos fadados a continuar fazendo coisas que para nós estão corretas, quando na verdade não estão.

AMARELA – A sua função no trânsito é fazer o motorista esperar um pouco, e na nossa vida isso também é muito importante. Em muitos momentos, devemos refletir bem diante das situações para que as tomadas de decisões possam influir positivamente na nossa vida e na vida dos outros. Diante do amarelo podemos perceber que nós não controlamos o mundo e sim, o mundo é que nos controla. Essa vontade de querer controlar tudo e a todos pode não ser uma boa estratégia para a convivência diária. Fica a dica!

VERDE – Como a função dessa cor no sinal de trânsito é permitir que nós sigamos em frente, também em nossa vida a sua função é de permitir que sigamos pondo em prática nossas reflexões e possamos viver tranquilamente com tudo e com todos.

No entanto, se faz necessário vez por outra, ou quase sempre, pararmos diante desse SEMÁFORO DA VIDA para nos refazermos de nossas atitudes e sempre dando passagem para uma vida melhor, cada vez mais!