As verdadeiras preciosidades

As verdadeiras preciosidades

Durante toda história, sempre foi observado o homem buscando coisas preciosas, como: pedras valiosas, ouro, prata, carros top de linha, comidas exóticas, aviões e vários bens materiais; que normalmente são tratados como ostentação. Lamentavelmente isso está no coração e vaidade do ser humano, e por incrível que pareça o diabo que recebe o nome Bíblico de Lúcifer, foi que primeiro que apadrinhou esses bens matérias.

Temos uma citação no Livro do Profeta Ezequiel, que trata o mesmo problema acontecido com o rei de Tiro (lugar de soberba).

Ezequiel 28:13-14-15

13 - Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 - Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15 - Perfeitas eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

Perceba o quanto o homem é influenciado pelo diabo.

Agora vamos Mostrar que existem coisas que são preciosas para com Deus.

A primeira preciosidade é a Pessoa de Jesus Cristo.

I Pedro 1:4

Pelas quais ele nos tem dado a grandíssima e preciosa promessa, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Foi através dessa ação que Deus encarnado na Pessoa de Cristo, resgatou o relacionamento que o homem havia rompido no Jardim do Éden. Nenhum ser celestial, nem um homem tem o poder de perdoar pecado e retratar essa inimizade com Deus. Somente Jesus, daí o motivo que Jesus “A pessoa de Cristo”, é uma preciosidade para Deus.

Atos 4:12

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Outra preciosidade é “O Sangue de Jesus Cristo”

I Pedro 1:18-19

18 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

19 - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

Costumamos dizer que a alma do homem é de grande valor para Deus; Isso é verdade. Contudo, o que existe de mais precioso no universo, que seja visível ou invisível é o Sangue de Cristo; porque é a única substancia que não se degenera. Notoriamente a água pode limpar sujeira, o solvente remover coisas impregnadas, no caso do cloro tem o poder matar bactérias e doenças. Todavia o “Sangue de Jesus” é algo que purifica toda impureza e maldade que possa existir.

Perceba que as coisas que Deus trata com Preciosas, realmente tem muito valor.

Outra preciosidade que podemos encontrar “São os Pensamentos de Deus”.

Salmo 139:17

E quão preciosos são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

• Primeiramente – Não conhecemos os “Pensamentos de Deus”

• Mas, ELE conhece os nossos;

• O Senhor não tem maldades;

• Tudo que Deus planeja e executa é bom para o universo.

Isaias 55:8

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhora.

Por fim a última preciosidade que são as “Promessas de Deus”.

Do Antigo Testamento ao Novo Testamento, existem cerca de 8810 Promessas.

Promessa é: Afirmativa que Deus dará alguma coisa; sendo um compromisso assumido na vida dos que são agraciados pela generosa graça divinal.

II Pedro 1:4

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

O pecador só sabe o quanto São valiosas as promessas de Cristo, quando elas se cumprem nas suas vidas. De uma forma ou de outra toda a humanidade é alcançada pela tal ação vinda do Trono do Senhor. Enfatizando que o Senhor não faz acepção de pessoas.

Atos 10:34

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas.

O verdadeiro tesouro celestial é para todos, mas temos que reconhecer a soberania Divina. Se foi Deus quem prometeu, com toda certeza irá se cumprir.

Números 23:19

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil – Mat. 595

OPPB – Ordem dos Pastores Pentecostais do Brasil – IPCPVE - 10427