O SEGREDO DA PIPOCA

A transformação do milho duro em pipoca macia é o símbolo da “Grande Transformação” por que devem passar os homens para que eles “venham a ser” o que “devem ser”.

O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós... duros, quebra-dentes, impróprios para comer.

As transformações só acontecem pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre.

Assim acontece com a gente, grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem, acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida lança-nos numa situação nunca antes imaginada por nós.

Dor é o sinal. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, etc...

Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cuja causas ignoramos, etc...

Há sempre o recurso do remédio, apagar esse fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E, com isso, a possibilidade da Grande Transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada na panela ficando cada vez mais quente lá dentro, pensa que a sua hora chegou. Que vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente.

Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a Grande Transformação acontece... B U M M !!!! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente... Como algo com que ela mesma nunca havia sonhado.

PIRUÁ é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar.

Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito que elas são. A presunção e o medo são dura casca que não estoura.

O destino delas é triste. Ficarão duras... A vida inteira.

Não vão se transformar na flor branca e macia da pipoca.

Não vão dar alegria pra ninguém.

Terminando o estouro da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás, que não servem para nada.

E você? Como está trabalhando a sua vida? Como uma pipoca estourada ou como um piruá?

Betho Ragusa
Enviado por Betho Ragusa em 13/12/2017
Reeditado em 12/04/2019
Código do texto: T6198357
Classificação de conteúdo: seguro