AME-SE

Quem sofre de carência emocional, baixa autoestima e consequentemente, depende dos outros para sentir-se bem e completo, não consegue entender como uma pessoa pode sentir-se bem e completa estando sozinha. Como também não consegue perceber que estar sozinho, para algumas pessoas, é uma escolha consciente e não falta de opção.

SABE AQUELE PESSOA QUE TE ESNOBOU?

Quem tem baixa autoestima fica gastando energia e perdendo tempo com tal pessoa, e quando vê que realmente não tem chance, passa para a fase da raiva e fica remoendo a situação por um longo tempo...

Quem tem autoestima elevada pensa: "Dane-se! Não sabe o que perdeu!" E segue em frente...

SABE AQUELA PESSOA QUE TE TRAIU?

Quem tem baixa autoestima fica com ódio mortal e quer se vingar de qualquer forma, passa o resto da vida tentando mostrar que o outro perdeu a "melhor pessoa do mundo"...

Ou diz que "perdoa" a traição e fica com paranoia, e perseguindo o outro com medo de ser traído novamente.

Quem tem autoestima elevada fica triste por um tempo mas pensa: "Dane-se! Vou arranjar alguém melhor, não consigo conviver com isso" E segue em frente...

Ou aceita o erro, perdoa e tenta melhorar a situação, sem ficar "lembrando" o outro a todo tempo que foi "perdoado" e está "em dívida".

SABE AQUELE PESSOA SUPER CIUMENTA E DOMINADORA?

Quem tem baixa autoestima acha "bonitinho", engana a si próprio(a) dizendo que é demonstração de "cuidado e amor". E com medo de perder aquela pessoa tão "apaixonada", vai prestando conta de cada passo que dá e se deixando dominar até sentir-se imprensado(a) contra a parede, sem poder dar sequer um passo sem permissão do outro. Aí tenta sair da posição incômoda, e só então percebe que está numa situação complicada e que livrar-se dela não é tão simples...

Quem tem autoestima elevada avisa logo nas primeiras demonstrações de possessividade: "Detesto esse tipo de atitude! Se continuar assim, estou fora!" Realmente sai fora logo, antes de ter uma corda enrolada no pescoço. E segue em frente...

SABE AQUELES MOMENTOS DE SOLIDÃO?

Quem tem baixa autoestima pensa: "Que horrível, estou sozinho!" ; "Ninguém me quer!" ; "Como sou infeliz!" ; "Preciso arranjar alguém!" ; "É impossível ser feliz sozinho!"

Quem tem autoestima elevada pensa: "Não troco minha liberdade por qualquer um(a)!" E vai viajar, cuidar da saúde, fazer as coisas que gosta. E segue em frente...

Enfim, CADA UM TEM O RELACIONAMENTO QUE CONSTRUIU.

Não se engane! Quem não consegue ter um relacionamento saudável consigo mesmo(a), não conseguirá ter com mais ninguém. Não há possibilidade de amar alguém, sem antes amar a si próprio. Isso nunca será amor verdadeiro, e sim dependência ou dominação.

Pessoas que não se amam nem se valorizam, são inseguras e criam uma espécie dependência emocional com as pessoas próximas, inclusive com os amigos. E num relacionamento a dois, acaba sempre criando um vínculo doentio.

Importante lembrar também, que as condições "dominado e dominador" são dois lados da mesma moeda. Ambos são perfis de pessoas que têm insegurança e medo.

Enquanto uma se deixa controlar por medo de perder, a outra quer ter o controle pelo mesmo motivo. O dominador vê o outro como uma "coisa sua" e o dominado aceita a condição de "coisa". Isso cria uma relação de possessividade doentia, que algumas vezes pode terminar tem tragédia.

Logicamente sempre existem as exceções e peculiaridades de cada caso, mas devemos observar que SOMOS RESPONSÁVEIS PELAS NOSSAS ESCOLHAS, POIS ELAS CRIAM A NOSSA REALIDADE.

AndraValladares
Enviado por AndraValladares em 06/09/2017
Reeditado em 07/09/2017
Código do texto: T6106670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.