UM "PLANO" DE SAÚDE


A maioria de nós cuida muito bem das coisas de valor que possui, principalmente daquelas sem as quais não consegue viver, como um automóvel, por exemplo. Nós o mantemos limpos e funcionais, e seguimos os manuais de operação e manutenção, para que não apresente defeitos e garanta nossa autonomia de movimento a maior parte do tempo possível.

Nosso corpo e nossa mente são as primeiras, entre as coisas que têm valor e das quais não podemos prescindir. O corpo e a mente são nossos únicos instrumentos de sobrevivência, de convívio social, de realizações e crescimento pessoal e de obtenção de prazer autêntico e alegria. Mas, por incrível que pareça, não cuidamos de nós mesmos tão bem quanto cuidamos do nosso carro. O apelo das sensações fortes, que normalmente nos intoxicam, costuma ser irresistível: bebida, fumo, drogas, alimentos inadequados, sedentarismo, apegos de todo tipo e a luta estressante pelo progresso material, pelo poder e, sobretudo pelo enaltecimento do ego. A dedicação em tempo integral à mídia eletrônica, seja noticiosa ou recreativa nos afasta de nós mesmos, empobrece nossa criatividade e nos subjuga ao domínio do pensamento alheio.

Tudo isso nos é imposto pela cultura social vigente, impregnada pela ganância dos que muito têm a lucrar com a ignorância, a insegurança, a vaidade e o impulso consumista daqueles que não entendem que seu corpo e sua mente são seu maior patrimônio. Perca sua saúde, sua integridade, seu equilíbrio físico, mental e emocional, e todo o resto não fará mais sentido em sua vida, a não ser o doloroso aprendizado decorrente dessas perdas.

Nosso organismo, inclusive em seus aspectos mais sutis, responde a tudo o que fazemos por ele. Se o tratamos bem, ele funciona bem e nos dará muita alegria, como nosso carro. Se o tratamos mal, ele vai apresentar defeitos, vai durar pouco e nos trará grandes transtornos, mesmo que demore alguns anos para descobrirmos isso.

As sensações fortes inibem os verdadeiros prazeres da vida: ser leve de corpo e alma, ter paz e alegria de viver; identificar sua vocação, sua missão e trabalhar para realizá-las; ver o resultado e o reconhecimento de seu esforço em servir; relacionar-se em harmonia com os amigos, pais, cônjuge e filhos; sentir o prazer da alimentação natural, do ar puro e do convívio com a natureza. Estas coisas são as que mantêm a integridade do ser humano e sua felicidade. São valores permanentes, que preservam sua saúde física, mental e emocional.

Estes valores foram perdidos ao longo da caminhada multimilenar do ser humano pela sua história, em razão de decisões equivocadas que se repetiram e se multiplicaram no passar das gerações. Mas, a nova consciência, já emergente na humanidade, nos permitirá decidir com muito mais sabedoria que as gerações anteriores. Basta que não aceitemos como pano de fundo de nossas vidas os valores construídos para servir ao ego, que ainda prevalece na maioria das sociedades. 


Fazer o certo, não é fazer o que a maioria faz. O certo é o que lá em nosso íntimo nossa consciência nos aconselha fazer. E, quanto mais nós nos dispomos a ouvi-la, quanto mais nos dedicarmos à sua evolução, mais ela nos trará a informação cósmica das Leis Universais. O ser humano é são de corpo e alma em sua concepção pelo Criador; Mas, a Natureza, extremamente bondosa, não pode ser conivente com quem ignora suas leis.

Eis aí a síntese da receita para a saúde física e mental permanente. Eis aí o melhor “plano de saúde” que você pode fazer!

Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 14/05/2017
Reeditado em 25/12/2022
Código do texto: T5998730
Classificação de conteúdo: seguro