Vitória Sobre o Medo

Vitória Sobre o Medo

O ser humano quando nasce, vem dotado de uma variedade de sentimentos como: amor, felicidade, tristeza, raiva e outros. A ciência cataloga 356 sentimentos para a raça humana.

Todavia, podemos encontrar os que são negativos, e podem ocasionar diversos distúrbios. Como o exemplo do “Medo” que iremos narrar ao longo do nosso pequeno estudo. Vamos começar com um versículo Bíblico.

Salmo 34:4

Busquei o Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os medos.

Vimos que o homem possui 356 sentimentos; que entre eles está o medo. Por sua vez o medo está subdividido em 496 fobias. Por essa razão foi que o salmista citou na segunda parte do versículo: “Livrou-me de todos os medos”.

Como por exemplo;

Ablutofobia – Medo de tomar banho;

Gnosiofobia – Medo do conhecimento;

Tinotrofobia – Medo de trovões;

O pior de todos os medos – Tanatofobia – Medo de morrer.

O mais engraçado de todos que é a Teofobia – Medo de Deus. Interessante é que o homem, mesmo sendo a imagem e semelhança do Senhor; ainda teme ao ponto de querer dispersá-lo.

Genesis 1:26

E disse Deus: Façamos o homem, conforme a nossa imagem e semelhança.

A raça humana deveria temer ao diabo e ao pecado, que recebe a seguinte classificação na lista de fobias.

Demoniofobia – medo de demônios;

Pecadofobia – medo de cometer pecados.

Quanto cito que os homens não temem ao diabo, quero expressar que praticam pecados achando natural, sendo na maioria das vezes não percebem que estão ofendendo ao Senhor

Contudo, não devemos temer as coisas santas de Deus; e sim amar-lo acima de tudo; pois Ele é maravilhoso para todos os que o adora em Espírito e Verdade.

Isaias 41:10

Por isso não temas, pois estou com vocês, não tenha medo, pois eu sou o Senhor teu Deus.

Eu o fortalecerei e o ajudarei, com a minha vitória.

É imprescindível saber que ter medo ou fobia pelas coisas de Deus, limita as nossas bênçãos; e chegamos ao ponto de esquecermos o seu poder.

No entanto, o Salmo 23, expõe o quanto Ele nos ama e protege das ciladas do diabo.

Salmo 23:4

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

A maioria das pessoas não sabe, mas o medo promove insegurança, falta de paz e incerteza do amanhã. A única forma de vencermos qualquer tipo de medo é estar na presença de Deus, aceitando o seu amor incondicional.

I João 4:18

No amor não existe medo antes o perfeito amor lança fora o medo porque o medo envolve castigo e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Quem ama a Deus não teme a nada, porque é conhecedor que Ele é soberano no universo.

Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat. 595