Equanimidade é importar-se da mesma forma consigo mesmo e com o outro. Amar, ter compaixão e alegrar-se da mesma forma, com todos.
Na tradição Teravada do budismo, equanimidade é olhar tudo de bom e ruim que acontece conosco de forma equânime. Mente imperturbável. Ter o coração aberto e manter o equilíbrio, sem nos deixarmos balançar frente aos acontecimentos da vida. O que quer que aconteça, sabemos que teve origem em causas e condições, e lidamos com o acontecimento sem perder nosso equilíbrio, imperturbavelmente.
A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas
Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
A dor acompanha nosso humor inconstante, se contorce com as tristezas, fragiliza com o abandono, reflete as mágoas, desespero e ansiedade. Uma alma compreensiva acolhe, um coração gentil acolhe; a mente tranquila passa pelos altos e baixos e segue adiante.
Equanimidade, compaixão, resiliência.