O Amor Fraterno

O Amor Fraterno

Na nossa sociedade competitiva, estamos observando muitas crueldades acontecendo, tendo em vista o homem do século XXI, buscar incansavelmente as coisas materiais. Mas, a Bíblia que é um livro profético mostra vários textos que narra esse comportamento bestial.

Mateus 24:12

Disse Jesus: Por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Assim temos visto em toda historia humana na face da terra, e em particular nos dias atuais. Existe um pensamento antigo que narra essa situação; quando as pessoas egocêntricas dizem:

• Primeiro eu,

• Segundo eu,

• E terceiro eu.

O psicólogo Suíço Jean William Fritz Piaget; mostrou o egocentrismo como um sentimento dos mais obscuros da alma humana. Nele está composta a infantilidade, malignidade e a velha esfera primitiva da concorrência por um lugar na sociedade.

No entanto, a Bíblia Sagrada mostra grandes narrativas e combates para essa ação luciferiana que assola a personalidade dos fracos. E enquanto a humanidade pensar desta forma estará caminhando para o caos.

Mas, Jesus Cristo, ensinou da seguinte maneira:

Marcos 12:30-31

30 – Amarás, pois o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de toda a tua força; este é o primeiro mandamento.

31 – E o segundo, semelhantemente a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior que estes.

Perceba que começamos a amar a Deus, e devemos continuar amando ao semelhante; quem fizer de outra forma estará ferindo todos os princípios Bíblicos.

Uma questão que vou narrar tem referencia com as pessoas que dizem amar o semelhante; mas, quando surge qualquer situação adversa passa a odiar instantaneamente ao seu irmão. É uma verdadeira contradição. Outro caso clássico que encontramos, mostra que muitas pessoas que gostam de escutar músicas de amor (românticas), tendem a trair. Perceba que a maioria dos boêmios, trovadores, romancistas; tendem infidelidade conjugal. E em muitos casos quando o homem ou mulher passam a ser românticos além do normal, estão querendo ou tendo um caso extra casamento (ou relacionamento).

O amor é um sentimento muito bonito, mas de difícil pratica; de modo que até no perdão temos que colocar o orgulho de lado para que o Senhor possa operar. Vejamos uma situação que o apostolo Pedro questionou ao Senhor

Mateus 18:21-22

21 – Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou. Senhor, quantas vezes devemos perdoar ao meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

22 – Jesus lhe respondeu: “Eu digo a vocês: Não até sete, mas ate setenta vezes sete”.

Não é simples, mas é assim que deve ser feito; de maneira que o verbo amar é fácil conjugar; mas, difícil ser vivido.

Outra grande citação foi evidenciada através do profeta Isaias.

Isaias 1:17

Aprendei fazer o bem; procurai o que é justo; ajudai ao oprimido; fazei justiça ao órfão tratai da casa da viúva.

O verdadeiro cristianismo deve ser assim; ao contrario de muitas pessoas que passam a maior parte dentro de um templo; contudo, o coração é perverso. Não perdem a oportunidade para articular e praticar ações que são contrarias ao verdadeiro amor fraterno.

Temos que suportar a fraqueza dos outros, que é o principio de uma vida produtiva no Reino de Deus. Vejamos uma citação do apostolo Paulo.

Gálatas 6:2

Levai as cargas uns dos outros, assim cumprireis a lei de Cristo.

Hoje as pessoas querem colocar as suas cargas nos ombros do semelhante; percebas que muitos filhos estão descartando os seus velhos pais em asilos e aos cuidados de estranhos. Da mesma forma pode nos deparar com alguns animais de estimação que logo após adoecerem o envelhecerem correm o risco de serem abandonados nas vias públicas pelos seus proprietários; ou até mesmo a eutanásia.

Falar de amor pode parecer simples; todavia, levar uma existência com esse amor no coração pondo em pratica em toda e qualquer circunstancia, e algo muito raro na historia da humanidade. Mas, o nosso consolo é saber que temos um Deus que nos ama em toda situação.

Vejamos apenes dois versículos que mostram essa dádiva.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para todo aquele que nele crê não perca, mas tenha a vida eterna.

Romanos 5:8

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Robson Colaço de Lucena

OTPB

Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat 595