Travessia (páscoa), nada é permanente... Aqui é um corredor da vida para o futuro, Cabe-nos viver, amar, perdoar e sentir... Há o deserto interior e vozes com que se deve dialogar...

Prazer não é felicidade. Nem dinheiro é a garantia de felicidade. Prazer é a faculdade de ter posse de um bem momentâneo. Felicidade é um estado de espírito em que o bem quanto mais sublime tanto mais é o seu eco na alma. Só Deus pode confortar a alma, logo Deus é o nosso Bem supremo. O prazer é passageiro, enquanto Deus é eterno.

J B Pereira

____________

A vida adulta ou de jovem é diferente de adolescente e de criança. Porque o nível de responsabilidade interna e cobranças de si mesmo é maior. Daí a ansiedade maior e a angústia como receio de não acertar e não conseguir o objetivo e meta. Na piscina, o amador tem um alcance, enquanto o profissional quer mais - sua imagem e patrocínio e país ou clube está em jogo. Uma medalha faz a diferença. Ele tem receio do doping.

Daí os místicos e mestres do deserto nos dar o exemplo: sabedoria e dosar os esforços. Aceitar as derrotas e não ficar no chão. Elevar-se e dar a chance de recomeçar.

"Tente outra vez!" Raul Seixas

É preciso aceitar-se e descobrir-se nas energias a partir das cinzas como Fênix.

O cinturão nem sempre fica do mais preparado, mas sim com o mais esforçado e capaz no momento.

E qual o momento da vitória e de pôr a mão ao cinturão ou à medalha?

Você me responda pela sua experiência e suas tentativas: nas piscinas, nas corridas, na barra, nos exames em que se submeteu!

Esse é seu currículo (corrida interior) e seu deserto consigo mesmo. Mas o mestre interior que você eleger o iluminará: Cristo, filósofos, santos, amigos, etc.

Estou aqui - se precisar - então, pode abrir-se!

O homem não é o que só vence, mas o que aceita seu passado e demandas... o seu deserto interior e as vozes com as quais a cada dia deve dialogar. Ele nunca estará só, ainda que não aceite a solidão. A solidão, a angústia, a indiferença doem. Mas, a coragem de ir além e maior... Por isso, siga em frente. Pare, reflita, encoraja-se e descobra-se capaz. Por que não eu se outros conseguiram? Não se cobre tanto: leve a vida a sério, mas não tão a sério. Viva cada dia sem medo e sem receio de não o vivê-lo, amanhã será o amanhã. Cada dia basta seu cuidado e investimento... Paciência é a coragem de jogar e dosar as jogadas certas nas tensões e marcações. Aposte em si e não no seu lugar de reserva no banco. Jogador é para jogar. "Quem está na chuva é para molhar." (ditado popular) Se puder, seja inteligente e abra o guarda-chuva.

E as estrelas brilham à noite. De dia, é o sol o astro-rei. Enxergar-se pode ser doloroso e ruim às vezes, mas é o único caminho da sabedoria e autorrealização.

___________________________

Sim, às vezes, tenho lampejos e inspiração de escritor.

Tudo podemos se amamos. Se amamos, podemos fazer a diferença.

E a vontade se revela em nós como átimo e arroubo como o voo da andorinha em busca de um novo rumo em cada estação.

Há em cada um de nós oceanos de imaginação, florestas de criatividade, cavernas de desejos, constelações de projeções e voos de sonhos... Cabe-nos aprender a lidar em cada lugar interior ou estado de espírito como santos, poetas, místicos, inventores de nós mesmos, para aprender a não sufocar tais energias e driblar o medo e a insegurança, o pessimismo estéril, a competição predatória que alicia nossa humanidade. Quantos não souberam se humanizar e nem se transcenderam nas angústias, não aproveitaram das ansiedades para criar, liberar emoções, curtir amigos, expandir desejos, dilatar limites e cadenciar experiências que só seu eu pode vivenciar. Somos únicos e livres à medida que nos experimentamos como potencia e ato. Devir e porvir. Presente que se torna passado a cada segundo. Futuro que nos arriba na esperança de que somos construídos a cada momento pela história e pela presença do outro - pessoas, por um totalmente Outro possível que tudo forjou de uma explosão sideral - o qual chamamos Deus, Alá, Javé, Energia, Todo!, Absoluto, Criador, Senhor...

Aí estão Camus, Shakespeare, Camões, F. Pessoa, Guimarães Rosa, Clarice, Cecília Meireles, Marina Colassanti, os inventores, os engenheiros, os programadores, os projetistas, os decoradores, os místicos, tantos e tantos seres que se humanizaram ao humanizar a humanidade.

João Bosco - Feliz Páscoa, que é passagem - estamos de passagem - aqui é uma travessia, nada aqui é permanente... apenas um corredor da vida em direção ao futuro e cabe a gente viver, amar, perdoar e sentir a vida. Vale a pena viver.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 07/04/2017
Reeditado em 14/04/2017
Código do texto: T5964448
Classificação de conteúdo: seguro