"Os sexalescentes do Século XXI!"

Se estivermos atentos podemos notar uma nova faixa social,a das pessoas que estão em torno dos 60,70 .Os sexalescentes! Essa é boa,um neologismo para denominar de maneira criativa a atitude dessas pessoas!
Uma geração que rejeita a palavra sexagenário,porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.
Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica,parecida com a que em meados do Século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência,que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos que até então,não sabiam onde meter-se nem como vestir-se!
Esse novo grupo humano,que hoje ronda os 60,70 teve uma vida razoavelmente satisfatória! São homens e mulheres independentes,que trabalham há muitos anos e conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram,durante décadas ao conceito de trabalho!
Procuraram e encontraram há muito,a atividade de que mais gostavam e com ela ganham a Vida!
Talvez,seja por isso que se sentem realizados!Alguns nem sonham em aposentar-se!Os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia sem medo do ócio ou solidão!Desfrutam a situação,porque depois de anos de trabalho,criação dos filhos,preocupações, fracassos e sucessos,sabem olhar para frente,para o Mar, sem pensar em mais nada ou seguir o voo de um pássaro da janela de um quinto andar!
Algumas coisas podem dar-se por adquiridas.
São pessoas que não estão paradas no tempo:a geração dos 60,70 homens e mulheres que maneja o computador,como se tivesse feito isso toda Vida!Escrevem aos filhos que estão longe e até se esquecem do velho telefone fixo para contatar os amigos.Mandam whatsApp ou E-Mail com suas notícias, ideias e vivências! Raramente,se desfazem em prantos serntimentais!
Ao contrário dos jovens, eles conhecem e pesam todos os riscos!Ninguém se põe a chorar quando perde.Apenas reflete,toma nota e parte para outra!
Os homens não invejam a aparência dos jovens do desporto e as mulheres não invejam as formas perfeitas de uma modelo!
Em vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice,uma frase inteligente ou um sorriso iluminado pela experiência!
Hoje, as pessoas de 60,70 estão estreando uma idade que não tem nome,antes seriam velhos e agora já não o são!
Hoje, estão com boa saúde física e mental,recordam a juventude,mas sem nostalgias parvas,porque a juventude,também está cheia de nostalgias e de problemas!
Eles celebram o Sol a cada manhã e sorriem para si próprios!
Talvez,por alguma razão secreta,que só saberão os que chegarem aos 60,70 no Século XXI!
Maria Augusta da Silva Caliari e Autor desconhecido
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/02/2017
Código do texto: T5902715
Classificação de conteúdo: seguro