Como Agradar a Deus - Pr Robson Colaço de Lucena
Como Agradar a Deus.
Temos o desejo de agradar e servir a Deus, mas sempre estamos agindo ao contrário, pelo fator dominante de estarmos preso ao um corpo carnal, tendencioso ao pecado; por esse motivo o Apostolo Paulo escreveu.
Romanos 7:19
Pois o que faço não é o bem que quero fazer, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo.
Somos assim; mas, em cada ser humano existe a vontade de agradar ao Senhor. Notoriamente, a cada dia surge uma nova invenção para o ofender a Deus. Nesse caso pode ser destacado:
• Falsa religião;
• Mentira do diabo;
• Artefatos para destruição.
Eclesiastes 7:29
Eis aqui, o que tão somente achei que Deus fez o homem reto, porém eles buscaram muitas invenções.
Algumas traduções a palavra “invenção” é apresentada como “astucia”, que são modalidades de pecado por meios da tecnologia sem falar na tradicional desobediência.
Os livros de história e outros documentários narram explicitamente um evento hediondo acontecido na década de 1960; quando com muita euforia foi divulgado a morte de Deus e a inexistência do diabo. Contudo, ao começar os anos de 1970, verificou-se que Deus nunca morreu e que realmente o diabo existe.
Perceba a idiotice humana de alguns heréticos que divulgaram a fraude em relação a morte do Senhor, e acarretando consequências drásticas como: O movimento hippie, crescimento do uso de drogas ilícitas, sofrimento da ditaduras e bipartidarismo, aumento da orgias sexuais e negação da fé. E como contestação de Deus, podemos observar o que o Salmista escreveu.
Salmo 40:12
Porque males em número me tem rodeado; as minhas iniquidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
Temos agora a principal característica dos pecadores que não agradam a Deus; que é a ausência do Senhor nas suas vidas, o que desencadeia uma serie de sofrimentos presentes e eternos. Contudo, no mundo presente sempre existe uma oportunidade para o arrependimento e retorno para Jesus Cristo. Lembrando que ao partirmos daqui, não tem como mudar o quadro de condenação.
Hebreus 9:27
E, como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo.
Desta forma foi evidenciado as características dos que não agradam a Deus, e no final do nosso pequeno estudo, irei relatar a maneira de ter um relacionamento com o Senhor, o agradando por todos os séculos dos séculos. Amém.
I Tessalonicenses 4:1
Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
Perceba o exemplo das pessoas que em determinada repartição ou sociedade, fazem de tudo para agradar excessivamente os superiores; mas, acabam caindo em contradição porque:
• Se decepcionam;
• Não cresce profissionalmente porque não tem capacidade;
• Se escondem do trabalho porque são preguiçosos;
• E no pejorativo recebem o título de: babão, X9, bajulador.
Deixam de ser abençoada porque não sentem prazer no Senhor.
Atos dos Apóstolos 5:29
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa obedecer a Deus mais do que aos homens.
Não é pecador obedecer às autoridades, mas cada coisa deve ser colocada no seu devido lugar. Quem agrada e obedece ao Senhor, automaticamente tem um bom testemunho diante dos homens sem perder a linha e a dignidade.
Perceba que quando amamos alguém, fazemos tudo para agradar; o que deve ser observado em ralação as coisas divinais. E quem procede de tal maneira, herda muitos galardões eterno.
Eclesiastes 2:26
Aquele que lhe é agradável Deus lhe dá sabedoria, ciência e alegria; mas ao pecador Ele lhe dá tarefa de recolher e acumular bens, que depois passará a quem lhe agrada. Isto é ainda vaidade que o vento passa.
Quem é de Deus recebe as riquezas que permanecem; mas os filhos do pecado podem até recolher bens matérias; porém, não desfrutam.
Por fim, para agradar a Deus é necessário a “Fé”:
Hebreus 11:6
Ora, sem fé é impossível de agradar a Deus.
É “Fé” significa:
Hebreus 11:1
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se espera, e a prova das coisas que não se veem.
Assim, aprendemos que para agradar ao Senhor é necessário desprender da natureza pecaminosa para que o Espírito Santo opere em todas as áreas da vida.
Pr. Robson Colaço de Lucena
OTPB- Ordem dos Teólogos do Brasil – Mat – 595
CPB – Convenção dos Pastores do Brasil – MAT - 10427