A Perseverança

A Perseverança

A perseverança é uma grande virtude na existência de um ser humano que trilha pela mesma; nem todos tem essa dádiva, embora Deus entregue a cada um sem acepção de pessoa. Tendo também aqueles que não a conserva e na maioria das vezes desistem de perseverar em entram em desespero, especialmente quando em relação com a salvação.

Perseverança significa: Constância; qualidade de quem persevera; aquele que persiste e quem conserva. E encontramos muitas passagens Bíblicas que fala dessa virtude.

Mateus 24:13

Disse Jesus: Aquele que perseverar até o fim, será salvo.

Esse qualidade tem completa relação com a salvação do homem, e comumente que não possui entra por caminhos tortuosos como:

• Drogas;

• Vício de bebedeira para esconder a frustação e dor;

• Medicação controlada para suprimir os sentimentos;

• E até o suicídio, desistindo da vida.

Buscando também ajuda e meios heréticos como:

• Umbanda;

• Espiritismo de mesa branca;

• Fraternidades humanistas;

• E refúgio nas falsas religiões.

Mas, não perseveram na presença de Deus, preferem padecer diante do maligno perdendo desta forma a salvação eterna.

No Livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma passagem que referencia o fundamento da Igreja, bem como da perseverança do salvo.

Atos dos Apóstolos 4:42

Eles perseveravam na DOUTRINA dos apóstolos e na COMUNHÃO, no PARTIR do pão e nas ORAÇÕES.

Temos agora uma estrutura espiritual que fortalece qualquer pecador, dando-lhe a esperança e certeza que as coisas boas acontecerão no momento exato.

Perceba que fiz questão de destacar quatro palavras em caixa alta para mostrar o número quatro que tem o sentido Bíblico e teológico do governo perfeito de Deus; como aparece o exemplo dos quatro Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. No caso do Livro de Atos dos Apóstolos está explicito os “Quatro Fundamentos dos Cristãos”.

01- Doutrina dos Apóstolos;

02 – Comunhão;

03 – Partir do Pão;

04 – Oração.

Quem persevera nessas quatro palavras, tem uma vida produtiva diante dos homens e na presença de Deus, porque está firmado em uma estrutura inabalável da Bíblia Sagrada. Perseverar é ter paciência e ao mesmo tempo insistir com algo que julgamos impossível. Mas, com a confiança que o Senhor é soberano sobre tudo no universo, que seja visível ou invisível.

Sabendo que para conservar a salvação, temos que lutar com toda energia, força e entendimento de nossa mente. Por este motivo Jesus chegou a citar que o Reino de Deus era tomado pela força.

Mateus 11:12

Disse Jesus: Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado pela força, e os que usam de força para entrar nele.

Notoriamente é uma tarefa difícil; contudo, não vamos interpretar a força citada acima, como atitudes de violência ou ignorância. Todavia, a melhor interpretação é entender que o Reino dos Céus é tomado com a perseverança; esforçando-se na certeza que o Senhor está à frente da grande peleja e Ele é quem luta por cada pecador que tem o coração contrito com o Espírito Santo.

Essa força também tem tudo a ver com:

• Disciplina;

• Força de vontade;

• Cuidado nas atitudes;

• Domínio Próprio;

• E persistência.

Continuando firmes nas recomendações que encontramos na Palavra de Deus. Como entramos na citação do Apostolo Paulo em suas epistolas.

I Aos Coríntios 15:58

Portanto meus amados irmãos, sedes firmes e constantes, sempre abundantes, na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Quem realmente tem a perseverança não desanima, insiste sabendo que Deus está no controle de todas as coisas, e que também somos recompensados segundo os nossos méritos.

II Crônicas 15:7

Mas vocês devem ser fortes e não desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado.

Comumente as pessoas perseveram em todos os tipos de promessas humanas e a decepção acontece com frequência. Tendo em vista que esperam:

• Nas mentiras dos políticos;

• Em falsas promessas de amor;

• Em pactos de conveniências;

• E na limitação de outro mortal.

Esquecendo-se da Soberania de Deus que é capaz de mudar toda e qualquer situação em um fenômeno conhecido como milagre. De maneira que um ser humano pode passar por momentos difíceis, mas se perseverar na Palavra de Deus e oração a vitória é certa.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sedes pacientes na tribulação e perseverais em oração.

Foi citado a oração e a mesma tem o sentido de conversa intima com Deus. Então, não adianta queixar-se a outro mortal ou tentar exprimir o sentimento de revolta.

Temos que colocar o Senhor em primeiro lugar nas nossas vidas e desprezar o pecado e todo desejo carnal para que o Espírito Santo opere em nossos membros e possamos ter frutos dignos de arrependimento.

Deus vos abençoe rica e abundantemente.

Pr. Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil Mat – 595

Conselho de Pastores do Brasil – CPB Mat 10427