A Perseverança
A Perseverança
A perseverança é uma grande virtude na existência de um ser humano que trilha pela mesma; nem todos tem essa dádiva, embora Deus entregue a cada um sem acepção de pessoa. Tendo também aqueles que não a conserva e na maioria das vezes desistem de perseverar em entram em desespero, especialmente quando em relação com a salvação.
Perseverança significa: Constância; qualidade de quem persevera; aquele que persiste e quem conserva. E encontramos muitas passagens Bíblicas que fala dessa virtude.
Mateus 24:13
Disse Jesus: Aquele que perseverar até o fim, será salvo.
Esse qualidade tem completa relação com a salvação do homem, e comumente que não possui entra por caminhos tortuosos como:
• Drogas;
• Vício de bebedeira para esconder a frustação e dor;
• Medicação controlada para suprimir os sentimentos;
• E até o suicídio, desistindo da vida.
Buscando também ajuda e meios heréticos como:
• Umbanda;
• Espiritismo de mesa branca;
• Fraternidades humanistas;
• E refúgio nas falsas religiões.
Mas, não perseveram na presença de Deus, preferem padecer diante do maligno perdendo desta forma a salvação eterna.
No Livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma passagem que referencia o fundamento da Igreja, bem como da perseverança do salvo.
Atos dos Apóstolos 4:42
Eles perseveravam na DOUTRINA dos apóstolos e na COMUNHÃO, no PARTIR do pão e nas ORAÇÕES.
Temos agora uma estrutura espiritual que fortalece qualquer pecador, dando-lhe a esperança e certeza que as coisas boas acontecerão no momento exato.
Perceba que fiz questão de destacar quatro palavras em caixa alta para mostrar o número quatro que tem o sentido Bíblico e teológico do governo perfeito de Deus; como aparece o exemplo dos quatro Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. No caso do Livro de Atos dos Apóstolos está explicito os “Quatro Fundamentos dos Cristãos”.
01- Doutrina dos Apóstolos;
02 – Comunhão;
03 – Partir do Pão;
04 – Oração.
Quem persevera nessas quatro palavras, tem uma vida produtiva diante dos homens e na presença de Deus, porque está firmado em uma estrutura inabalável da Bíblia Sagrada. Perseverar é ter paciência e ao mesmo tempo insistir com algo que julgamos impossível. Mas, com a confiança que o Senhor é soberano sobre tudo no universo, que seja visível ou invisível.
Sabendo que para conservar a salvação, temos que lutar com toda energia, força e entendimento de nossa mente. Por este motivo Jesus chegou a citar que o Reino de Deus era tomado pela força.
Mateus 11:12
Disse Jesus: Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado pela força, e os que usam de força para entrar nele.
Notoriamente é uma tarefa difícil; contudo, não vamos interpretar a força citada acima, como atitudes de violência ou ignorância. Todavia, a melhor interpretação é entender que o Reino dos Céus é tomado com a perseverança; esforçando-se na certeza que o Senhor está à frente da grande peleja e Ele é quem luta por cada pecador que tem o coração contrito com o Espírito Santo.
Essa força também tem tudo a ver com:
• Disciplina;
• Força de vontade;
• Cuidado nas atitudes;
• Domínio Próprio;
• E persistência.
Continuando firmes nas recomendações que encontramos na Palavra de Deus. Como entramos na citação do Apostolo Paulo em suas epistolas.
I Aos Coríntios 15:58
Portanto meus amados irmãos, sedes firmes e constantes, sempre abundantes, na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Quem realmente tem a perseverança não desanima, insiste sabendo que Deus está no controle de todas as coisas, e que também somos recompensados segundo os nossos méritos.
II Crônicas 15:7
Mas vocês devem ser fortes e não desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado.
Comumente as pessoas perseveram em todos os tipos de promessas humanas e a decepção acontece com frequência. Tendo em vista que esperam:
• Nas mentiras dos políticos;
• Em falsas promessas de amor;
• Em pactos de conveniências;
• E na limitação de outro mortal.
Esquecendo-se da Soberania de Deus que é capaz de mudar toda e qualquer situação em um fenômeno conhecido como milagre. De maneira que um ser humano pode passar por momentos difíceis, mas se perseverar na Palavra de Deus e oração a vitória é certa.
Romanos 12:12
Alegrai-vos na esperança, sedes pacientes na tribulação e perseverais em oração.
Foi citado a oração e a mesma tem o sentido de conversa intima com Deus. Então, não adianta queixar-se a outro mortal ou tentar exprimir o sentimento de revolta.
Temos que colocar o Senhor em primeiro lugar nas nossas vidas e desprezar o pecado e todo desejo carnal para que o Espírito Santo opere em nossos membros e possamos ter frutos dignos de arrependimento.
Deus vos abençoe rica e abundantemente.
Pr. Robson Colaço de Lucena
OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil Mat – 595
Conselho de Pastores do Brasil – CPB Mat 10427