Sujeitos ao Pecado

Sujeitos ao Pecado

Hoje estamos vivendo em iminente perigo de pecados, tendo em vista as armadilhas que cerca toda a humanidade e que expõem o ser humanado a tudo. Todavia, o maior risco e saber que todos estão sujeitos a morrer e ninguém sabe o dia ou a hora.

Ao longo desse pequeno estudo iremos ver alguns agravante que são vilões; ou ferramentas nas mãos do diabo que pode fazer qualquer um errar diante de Deus.

Primeira Negligencia - “Deixar de ouvir a Palavra de Deus”. Que são inspiradas através do Espirito Santo e nos levam ao verdadeiro arrependimento a aceitação a Jesus Cristo como único e suficiente salvador.

Romanos 8:14-15-16

14 - Pois, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes outra vez, atemorizados, mas recebestes o Espírito de adoção, baseado no qual clamamos Aba, Pai.

16 - O próprio Espírito testifica com o nosso que somos filhos de Deus.

Agora está explicito o motivo pelo qual os incrédulos não tem a certeza da salvação, e quando falamos em Deus eles ficam irritados. Lamentavelmente porque o espírito deles não testifica com o Senhor.

Se o Espírito de Deus estiver em primeiro lugar, não existe perigo para pratica do pecado.

Segunda Negligencia - “Não dar créditos ao sacrifício de Jesus”.

O sacrifício propiciatório de Jesus Cristo, é muito badalado na semana santa (para a Igreja Católica Romana), depois vem o silencio por mais um ano e a humanidade vive como se Deus não existisse. Temos que evidenciar e a amar o sacrifício que o Senhor outorgou em favor de todos os pecadores e acima de tudo colocar a gratidão em prática como sinal de arrependimento. O sangue de Jesus foi vertido em favor de todos e não existe como apagar essa Aliança Divinal.

Romanos 5:8

Mas, Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Outro versículo maravilhoso:

I Epístola de João 1:7

Se, porém, andarmos na luz, como na luz ele está, mantemos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

A vitória dos pecadores está nesses dois substantivos, que Jesus outorgou:

1- Sacrifício;

2 - Sangue.

Temos que respeitar e até mesmo ser solidários com a dor e humilhação de Cristo ao nosso favor, e nunca ser indiferentes ao sacrifício que só nos trouxe o bem com a certeza de uma eternidade ao lado de Deus, no céu.

Terceira Negligencia - “Não ler a Bíblia Sagrada”. Um forte aliado que o homem tem para combater o pecado é o conhecimento da Palavra de Deus. Isso é: A afinidade com a leitura Bíblica promove esclarecimento espiritual e comunhão com o Senhor.

Perceba que o homem do século XXI, busca conhecimento em:

1 - Livros;

2 - Universidade;

3 - Internet;

4 - Sabedoria Milenar e etc.

Na maioria das vezes deixam de lado o verdadeiro saber que pode ser encontrado na Palavra de Deus. Não é pecado o conhecimento universitário ou secular; certamente pode tonar-se excelente ser for adicionado ao que a Bíblia mostra; uma vez que somos seres espirituais (temos espírito), e um dia iremos morrer, restando somente a prestação de contar das nossa obras diante de Deus. Não devemos colocar a invenções humanas acima do conhecimento do Senhor.

Romanos 1:25

Pois mudaram a verdade de Deus em mentiras, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!

Devemos buscar o conhecimento secular; mas, Deus tem que ser a primazia na nossa vida.

Isaías 34:16

Buscai no Livro do Senhor e lede; nenhuma destas criaturas falhará: Porque a boca do Senhor o ordenou, e seu Espírito mesmo as ajuntará.

Perceba que muitos pregadores enfeitam seus sermões com coisas que não tem na Bíblia. Mostram mais as filosofias que a própria Palavra; e isso não é bom para aqueles que querem receber a salvação em Jesus Cristo.

I Aos Corintios 2:1-2

01 - Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação ou de sabedoria.

02 - Porque decidi nada saber entre vós, senão Jesus Cristo e este crustificado.

E no versículo 04, ele foi além.

I Aos Corintios 2:4

A minha palavra e a minha pregação não consiste em linguagem persuasiva humana, mas em determinação do Espírito de Poder.

Percebemo que o poder de Deus, não está limitado ao entendimento humano; somente na ótica do Espírito Santo poderemos discernir esse grande mistério do Senhor para com cada um dos que são obedientes a sua Palavra.

Quarta Negligencia - Criar recomendação humanas, e tentar adicionar a Palavra de Deus. Pode-se dizer que é o estopim ou gatilho para cair nas armadilhas do diabo e pecar. Pode ser observado nas seguintes situações podem serem difundias pelas falsas religiões.

Que ensinam tudo,menos o Evangelho;

Combatem tudo, menos o pecado;

Levam a todos os lugares, menos ao Reino de Deus.

Vejamos o que diz a Bíblia:

II Aos Corintios 3:6

O qual habitou para sermos ministros de uma Nova Aliança, não a de letras, mas o Espírito Vivifica.

Não confundamos a quantidade, com qualidade. Basta olhar para uma árvore carregada de frutos amargo; certamente ninguém quer comer desses frutos, é pode ter muitos; mas, são rejeitados.

Vejamos que Jesus mencionou a respeito da sua Igreja.

Lucas 12:32

Disse Jesus: Não temas, meu pequenino rebanho, porque o Pai se agradou em vos dar o Reino.

Ele foi enfático quando colocou o termo “pequenino” (no diminutivo), mostrando que a Igreja que subirá ao céu é pequeno mesmo. E ainda é falado a segunda vez:

Mateus 22:14

Portanto, muitos são chamado, mas poucos, escolhidos.

Temos que lutar contra o pecado, confiando que Jesus Cristo é que traz todas as virtudes para os homens, e temos tão somente que perseverar no amor e obediência a Palavra de Deus.

Pr Robson Colaço de Lucena

CPBMA CPO - 10427